O que se passou entre Kanye West e Beck nos Grammys?


Kayne West não ficou nada contente com a atribuição do prémio de Álbum do Ano a Beck na 57ª edição dos Grammy Awards. Em plena cerimónia, o rapper subiu inesperadamente ao palco no momento em que o autor de Morning Phase recebia o prémio. Só mais tarde, numa entrevista ao canal E!, Kayne explicou o acto: Se os Grammys querem que os artistas verdadeiros continuem a regressar, precisam de parar de brincar connosco. Nós não vamos brincar mais com eles. O Beck precisa de respeitar os artistas e devia ter dado o prémio dele à Beyoncé.”

“Porque o que acontece é que quando começas a diminuir os artistas, e a não respeitar a arte, e a atingir as pessoas depois de estas terem construído feitos monumentais na música, estás a desrespeitar a inspiração”, continuou.

Irritado, Kayne West reconheceu ainda que, quando subiu ao palco, a sua intenção não era apenas assustar Beck: “Tenho mulher, uma filha e uma linha de roupa que tenho que respeitar, é por isso que eu não vou fazer nada que me ponha em risco mas vou lutar pela criatividade. Foi por tudo isso que eu acabei por não fazer nada mas todos sabem o que eu ia fazer.

Não é a primeira vez que Kayne West se mostra indignado com artistas que recebem prémios. Em 2009, durante a cerimónia dos MTV Video Music Awards, o rapper subiu ao palco e tirou o microfone das mãos de Taylor Swift, que havia recebido o prémio de Melhor Vídeo Feminino por “You Belong With Me”, uma categoria onde competia com Beyoncé.

Beck já respondeu

A conquista do título de Álbum do Ano nos últimos Grammys por Beck foi uma surpresa, já que o cantor derrotou nomes fortes como Beyoncé, Ed Sheeran, Sam Smith e Pharrell Williams.

“Eu fiquei entusiasmado por vê-lo subir. Ele merece estar no palco tanto quanto qualquer pessoa. Quantos excelentes álbuns é que ele lançou nos últimos cinco anos, certo?”, disse o californiano a alguns repórteres durante a noite de prémios.

Beck mostrou até alguma concordância com as palavras do rapper: “Achei que ela ia ganhar. Vá lá, ela é a Beyoncé!”. Mas não foi uma concordância absoluta: “Não podes agradar a toda a gente. Continuo a adorá-lo e acho que ele é um génio. Aspiro a fazer o que ele faz.”

Kanye não está sozinho

Kanye West conta com o “apoio” da sua mulher Kim Kardashian, de John Legend e também de Chrissy Teigen, que mostraram o desagrado numa fotografia no Instagram.

This is the Beck won that award face?!?!?!

A photo posted by Kim Kardashian West (@kimkardashian) on

John Legend, em particular, acrescentou algo mais, em declarações à revista US Weekly: “Vi o momento como algo engraçado de que as pessoas vão falar.” E acrescentou: “Não magoou ninguém. Alguém que tenha ficado chateado só precisa de relaxar.”

“O Beck ganhou o prémio de forma justa”, esclareceu ainda Legend. “Ele é super talentoso, tenho alguns dos seus álbuns e oiço-o há já algum tempo. Penso que as pessoas ficaram surpreendidas de ele ter ganho, mas isso não significa que ele não o mereça. Significa apenas que as pessoas pensaram que outros iriam ganhar também.”