Mas de que cor é este vestido?


Não, não é uma piada. Este vestido partilhado ontem no Tumblr está literalmente a dividir a Internet: uns afirmam categoricamente que é branco e dourado; outros juram a pés juntos que é azul e preto. Não se tem falado de outra coisa nas redes sociais.

Caitlin McNeil publicou a foto do vestido no seu Tumblr e disse: “Por favor ajudem-me, este vestido é azul e preto ou branco e dourado? Eu e os meus amigos não conseguimos chegar a acordo e estamos a dar em malucos.”

corvestidotumblr_screen

A imagem está a correr o Reddit, o Twitter e o Facebook.

Mas, afinal, de que cor é este vestido?

O Internet não se entende na resposta e o BuzzFeed inclusive abriu uma votação para tentar apurar a verdade:corvestidotumblr_pollbuzzfeed

No Shifter também não nos entendemos: uns dizem que é branco e dourado, outros que é azul e preto. Há também quem na nossa equipa refira que o vestido já mudou de cor de uma hora para a outra.

Algumas celebridades também se juntaram ao debate:

Para evitar corrermos o risco de o mundo ficar dividido entre as pessoas que vêem azul e preto e as que vêem branco e dourado, conforme “temeu” Ellen DeGeneres, eis a resposta: as cores reais do vestido são azul e preto.

Aqui está uma imagem que encontrámos numa loja online.

corvestidotumblr_loja

Mas afinal o que é que passou com a foto? Exposição e contraste. Alterando esses dois parâmetros no Photoshop, conseguimos achar a cor real da peça de vestuário que correu a Internet esta madrugada. Eis o resultado:

corvestidotumblr_verdade

De acordo com os especialistas, este intenso debate deve-se  à forma como a luz incide nos objectos e é reflectida e, ao mesmo tempo, à forma como que interpretamos essa luz refletida no nosso cérebro. Por um lado, a luz que é reflectida muda consoante as diferentes condições de iluminação, enquanto que a cor do objecto se mantém inalterada. Por outro lado, a forma como a luz entra no nosso sistema ocular também define a forma como o cérebro decide a informação: numa situação ambígua, o cérebro elimina uma cor e foca-se numa outra.

Vestidos à parte, partilhamos o sentido de oportunidade da LG portuguesa. Esta imagem foi hoje partilhada pela marca na sua página de Facebook:

corvestidotumblr_lg