Red Star, o sistema operativo da Coreia do Norte


É um sinal do isolamento em que vive. A Coreia do Norte tem o seu próprio sistema operativo, chama-se Red Star e foi desenvolvido pelo Korea Computer Center (KCC), o centro informático de Pyongyang. A última versão, Red Star 3.0, leakou online e é esteticamente muito semelhante ao OS X da Apple.

O Red Star não pode ser considerado um clone do OS X. O sistema operativo é baseado em Linux e consegue correr apps  do Windows 3.1. Só a interface foi inspirada, ao pormenor, na Apple.

O sistema operativo da Coreia do Norte tem as apps básicas, como um cliente de e-mail, um editor de texto ou uma calculadora. O browser chama-se Naenara e é uma versão modificada do Firefox.

Will Scott, um engenheiro informático norte-americano, que esteve a leccionar na Pyongyang University of Science and Technology no final de 2013, partilhou alguns screenshots:

redstar3_02

redstar3_03

redstar3_04

redstar3_05

redstar3_06

redstar3_07

redstar3_08

O Red Star terá sido lançado no início de 2014. A versão anterior – 2.0 – data de 2010 e era na mesma baseada em Linux, mas o aspecto era o do Windows. Aqui ficam alguns screenshots:

redstar2_01

redstar2_02

Previous A CNN tem um vídeo preparado para o fim do mundo
Next A scooter eléctrica que não precisa de ser ligada à tomada