Isto é o Windows 10 num telemóvel


Com o Windows 10 há um nome que desaparece: “Windows Phone”. A Microsoft está a desenvolver uma versão especial do sistema operativo para telemóveis e tablets que tenham ecrãs abaixo das 8 polegadas.

A interface do Windows 10 nos telemóveis não é muito diferente daquela a que o Windows Phone nos habitou: um conjunto de mosaicos coloridos, de diferentes tamanhos, que se mexem. Mas há pequenas melhorias que a Microsoft fez, de forma a aproximar a experiência no telemóvel à do computador.

As notificações no telemóvel são agora sincronizadas com as do PC, querendo isto dizer que se apagares uma notificação do Facebook no telemóvel e a mesma já tivesse surgido no computador, vai passar automaticamente ao estado de lida ou eliminada.

À semelhança do Android e o iOS, vai ser possível responder a uma mensagem SMS directamente na notificação que a aparece na parte superior do telemóvel, sem ser necessário abrir a app de mensagens. Outra novidade é a possibilidade de mover a posição do teclado no ecrã, algo útil em equipamentos com ecrãs maiores e que são difíceis de controlar apenas com uma mão.

windows10tlm_msgs

Ainda nas mensagens, a app integrará SMS e Skype, pelo que poderás iniciar uma conversa com alguém por SMS e terminá-la no Skype.

O Windows 10 para telemóveis e pequenos tablets vem com algumas apps da Microsoft pré-instaladas. É o caso da suite Office – Word, Excel, Powerpoint –, do Outlook, do Calendar e do Photos.

Esta última app sincroniza as tuas fotos entre todos os equipamentos, organiza-as por álbuns, automaticamente faz edições (à lá Google+), esconde as fotos duplicadas…