Elon Musk vai construir uma pista Hyperloop de 8 km para testes


Para lá de ser CEO da SpaceX e da Tesla, chairman da SolarCity e co-fundador do PayPal, Elon Musk tem um sonho: tornar o Hyperloop realidade. Foi em Agosto de 2013 que o apelidado “novo e revolucionário meio de transporte” de Musk foi anunciado, mas ainda apenas em papel, na teoria.

Agora um novo passo no projeto pode torná-lo realidade mais rapidamente: o magnata anunciou que vai desenvolver uma instalação de 8 km para testes deste inovador sistema de air-rail. Este é o primeiro passo concreto de Musk, no entanto ainda não se sabe a localização desta infra-estrutura. Num fórum intitulado Texas Transportation, Elon Musk disse que o mais provável é que a construção seja feita ali mesmo, no Texas.

No Twitter, Musk continuou a desvendar mais iniciativas que nos levam a crer que o Hyperloop possa tornar-se realidade em breve, tal é a vontade demonstrada pelo empreendedor. De acordo com os tweets mais recentes, Elon Musk vai disponibilizar a instalação para que empresas ou equipas de estudantes possam testar as suas “cápsulas” que iriam ‘navegar‘ pelos tubos instalados entre cidades.

As declarações de Musk vão no sentido de procurar toda a ajuda possível para trabalhar no projeto, tal como aconteceu em Dezembro do ano passado como te contou-te o Shiter. Apesar disso, e esta instalação não o vai resolver, é preciso assegurar a segurança do sistema, tal é a velocidade prevista (tremenda seria o melhor adjetivo), e ainda perceber que logística é necessária para construir estes ‘tubos‘ em linha reta. A única certeza que fica é que o magnata está atento e empenhado no projeto.

No último tweet, o magnata até deixa em aberto a possibilidade de fazer corridas de competição entre “cápsulas“: