E um MacBook Air de 12 polegadas?


Há muito que se fala de um MacBook Air com ecrã Retina de 12 polegadas, mas só agora existem detalhes sobre o que poderá ser o primeiro produto da Apple de 2015. O site 9to5Mac escreve que a empresa de Cupertino está a preparar um novo MacBook Air, com um design e a uma série de características diferentes dos modelos actuais.

De acordo com o leak do 9to5Mac, este MacBook Air – conhecido internamente por MacBook Stealth – terá um ecrã Retina de 12 polegadas. As portas USB, a entrada para cartão SD e a ligação MagSafe (usada para carregar o computador) desaparecerão para dar lugar a uma estrutura mais fina e leve.

macbookair12leak_02

A pergunta que se impõe de imediato: sem MagSafe, como é que este MacBook Air é carregado? A resposta: USB Type-C. Trata-se da nova norma de USB que é basicamente multi-usos: serve para ler dispositivos USB (que suportem esta norma, claro), para ligar o computador a um ecrã externo como uma televisão e também para carregar a bateria – como se de um telemóvel se tratasse.

A única entrada USB Type-C do novo MacBook Air fará companhia a uma outra entrada: a dos headphones. De resto, o computador não terá mais “buracos” nas laterais. O teclado será “condensado” para caber na estrutura reduzida e todos os restantes elementos, como o teclado e o trackpad, serão ajustados para que este MacBook Air seja o mais fino e pequeno possível.

Se todos as informações obtidas pelo 9to5Mac baterem certo com a realidade, o MacBook Air Retina de 12 polegadas será o melhor portátil alguma vez feito pela Apple. O novo computador ocuparia o lugar do meio na linha Air, entre a versão de 11 polegadas e a versão de 13 polegadas.

macbookair12leak_03

Uma comparação entre o suposto novo Air e os antigos (todas estas imagens são renders feitos pelo 9to5Mac).

macbookair12leak_04

Uma última nota para dizer que este leak é suspeito. Aconteceu numa altura em que não se fala de outra coisa que não o CES 2015, a decorrer em Las Vegas. Mais uma vez, a Apple parece estar a tentar “desviar as atenções”.