A CNN tem um vídeo preparado para o fim do mundo


Quando a CNN foi lançada em 1980, o seu presidente à altura, Ted Turner, garantiu que o canal só saía do ar quando o mundo acabasse, e mesmo nesse dia Ted Turner sairia em grande. Durante anos, vagueou pela redação o rumor da existência de um vídeo, especialmente preparado para exibir no dia do Apocalipse. 2009 foi o ano da confirmação.

Mike Ballaban era à altura estagiário do canal norte-americano quando descobriu O vídeo. Conta que, numa daquelas tardes de tédio que todos os estagiários conhecem, depois de uma pesquisa rápida no arquivo, encontrou um ficheiro chamado “TURNER DOOMSDAY VIDEO”. Na cassete podia ler-se “esperar para transmitir até que o mundo acabe” (“hold for release till the end of the world”).

No início deste mês, agora como editor do blogue Jalopnik, Mike Ballaban divulgou finalmente as imagens.
Uma gravação de má qualidade mostra, durante um minuto, uma banda militar a tocar o tema “Nearer My God to Thee” – a música que terá sido tocada enquanto o Titanic afundava. Um vídeo tão entusiasmante como o próprio fim do mundo.

Em declarações ao The Guardian, Ballaban diz que recebeu o vídeo de uma pessoa ligada à CNN, mas não a identifica. Até agora nem o canal norte-americano nem Ted Turner comentaram o caso. Afinal, o ex-presidente, que abandonou o cargo em 2006, deixou trabalho na gaveta para (quase) todas as ocasiões.