A aterragem falhada do foguetão da SpaceX na “jangada” gigante


Na semana passada, a SpaceX tentou aterrar um foguetão Falcon 9 numa plataforma flutuante em pleno Oceano, mas não conseguiu. Agora, Elon Musk – o dono da SpaceX – divulgou no Twitter algumas imagens do acontecimento. Não são bonitas…

Musk tweetou as imagens numa conversa com o Oculus VR CTO John Carmack. “Parece que conseguimos recuperar alguns frames do vídeo do impacto, gravado pelo drone ship. É a pedir que sejam divulgadas”, disse o CEO da SpaceX no primeiro tweet de uma série de quatro.

Anteriormente, Musk tinha descrito a aterragem falha como “foi por pouco”, mas os frames agora divulgados não fazem justiça a tais palavras. O foguetão Falcon 9 atingiu a plataforma flutuante, localizada em pleno Oceano Pacífico ao largo da Flórida, num ângulo de 45º graus depois de as suas quatro barbatanas estabilizadoras perderem potência hidráulica. Os engenhos incendiaram-se numa tentativa de restaurar o equilíbrio, mas fou tarde demais e o foguetão chocou com o convés da “jangada”.

aterragemfalhadafalcon9_02

aterragemfalhadafalcon9_03

aterragemfalhadafalcon9_04

Se as barbatanas estabilizadoras do foguetão funcionarem bem no futuro, a SpaceX conseguirá então cumprir o seu objectivo histórico: a reutilização de foguetões, o que tornará as missões espaciais muito mais baratas.