Um mês depois, o Android Lollipop não aparece sequer nas estatísticas


Quase ninguém está a usar o novo Android 5.0, lançado a 12 de Novembro. O Lollipop não aparece sequer no gráfico da Google com a distribuição de cada versão do sistema operativo. O antecessor Android 4.4KitKat continua a ser a versão dominante, com 33,9%, seguido de perto pelo Jelly Bean (4.1. com 21,3%, 4.2 com 20,4% e 4.3 com 7,0%).

O Android 5.0 Lollipop está a ser ser usado em menos de 0,1% dos aparelhos Android. Um número que não nos surpreende, dado que o sistema operativo foi lançado unicamente para os dispositivos Nexus e Google Play Edition, cuja quota de mercado relativamente a aparelhos da Samsung, da HTC, da Sony ou da LG é muito reduzida.

androiddez14_grafico

Está do lado dos fabricantes a distribuição do novo Android. A Motorola tem previsto colocar o Lollipop em praticamente todos os seus produtos, e a LG colocou o novo telemóvel G3 com o novo sistema operativo.

Uma das principais novidades do Lollipop é o redesign segundo a nova linguagem Material Design da Google.

Todavia, há que salientar o esforço da Google em ter a última versão do Android na maioria dos dispositivos: em pouco mais de um ano, Mountain View conseguiu que 33,9% de todos os equipamentos utilizassem o KitKat.

androiddez14_tabela

Previous NASA vai oficialmente levar humanos a Marte
Next Tens um donativo para a AMI? Chama um Uber (é grátis)