Social URL: um truque do Buzzfeed para ganhar mais tráfego


O Buzzfeed não se pode queixar no que toca a tráfego: tem milhões de pessoas a visitarem-no diariamente e a partilharem o seu conteúdo. Mas tal não o impede de experimentar novas coisas para conquistar ainda mais público. Social URL é o nome de um novo truque que parece estar a ter bons resultados.

Muitas publicações atribuem aos seus artigos URLs que correspondem ao respectivo headline. Por exemplo, um artigo com o título “Social URL: um truque do Buzzfeed para ganhar mais tráfego” terá como endereço algo como …/social-url-um-truque-do-buzzfeed-para-ganhar-mais-trafego. Tal acontece porque essas publicações estão extremamente preocupadas – e bem – com os motores de busca, uma vez que é deles que provém o seu maior tráfego.

Todavia, as publicações não são todas iguais. E para o Buzzfeed a Google não é o foco. O site está pensado e desenvolvido para a partilha nas redes sociais, de onde provém 75% do seu tráfego. “Os nossos editores não são encorajados a pensar na pesquisa”, disse Jack Shepherd, director editorial do Buzzfeed ao site Digiday. “Se te focas muito na pesquisa, acabas por escrever headlines para um robô. O objectivo principal para nós é partilhar e criar algo que gere envolvimento.”

O Buzzfeed descobriu que criar URLs especificamente pensados para a partilha nas redes sociais é uma mais valia para o tráfego do site. “Uma publicação como o Buzzfeed, que obtém a maioria do seu tráfego do social, tem de pensar no URL de uma forma mais humana”, explicou Shepherd.

O Buzzfeed sabe que o Social URL lhe pode custar tráfego proveniente da pesquisa, mas o site diz que prefere ter as pessoas a partilharem o seu conteúdo no Facebook, Twitter ou Pinterest que um motor de busca a distribui-lo.

Alguns exemplos de Social URLs:

1- instrutivo
Headline: 1 Chart That Explains Why People Are Wrong About Venn Diagrams
Social URL: http://www.buzzfeed.com/tomphillips/also-its-pronounced-oiler

2- jogo de palavras
Actual headline: 28 Snapchats From Harry Potter
Social URL: http://www.buzzfeed.com/jarrylee/snapechat

3- sensacionalista
Headline: This Boston Marathon Survivor Wrote A Breakup Letter To Her Leg Before Amputating It
Social URL: http://www.buzzfeed.com/rachelzarrell/adios-leg

4- emocional
Headline: These Positive Doodles Are Utterly Delightful
Social URL: http://www.buzzfeed.com/maggyvaneijk/your-emotions-are-valid

O Social URL não é obrigatório dentro do Buzzfeed. “Não é algo que as pessoas vão reparar novamente. Não é algo divertido para o leitor, é divertido para o escritor, e muitas vezes torna o post mais partilhável”, referiu o director editorial.

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