O novo Slingshot não tem nada a ver com o antigo Slingshot


Responder para desbloquear não funcionou. Retirar essa obrigatoriedade (tornando a app igual ao Snapchat) também não resultou. Por isso, o Facebook decidiu simplesmente reformular o seu Slingshot e relançá-lo numa versão 2.0 para iOS e Android.

O novo Slingshot não tem nada a ver com o antigo Slingshot. Nem com o actual Snapchat. Continua a ser uma app de conteúdo efêmero (isto é, que se auto-destrói passado X tempo), mas o conceito inicial foi completamente alterado.

O novo Slingshot é como que um “Instagram” em que os posts desaparecem passadas 24 horas. Podes seguir pessoas e ser seguido, e tens uma espécie de feed onde te aparecem os slings mais recentes (leia-se: das últimas 24 horas) das pessoas que segues. Existe ainda uma secção denominada Explore para encontrares pessoas interessantes para seguir.

O novo Slingshot é como que uma evolução ou reinvenção (depende da perspectiva) das Snapchat Stories, a funcionalidade do Snapchat que possibilita aos utilizadores criarem feeds dinâmicos e rotativos de snaps.

O novo Slingshot deixa-te tirar fotos e gravar vídeos como o antigo, adicionando desenhos e/ou legendas, mas agora não podes partilhar esse conteúdo (slings) só com uma ou duas pessoas; tens de fazê-lo com todos as pessoas que te seguem (nota: à semelhança de um Instagram, podes fechar o perfil e seleccionar quem te pode seguir).

Quando recebes um sling no feed, podes reagir com uma foto ou um vídeo e esse reacção é que é privada. O Slingshot disponibiliza agora 5 filtros para dares mais cor aos teus slings e às tuas reacções (o Snapchat já tinha filtros).

novoslingshot_02

Neste novo Slingshot não recebes uma notificação sempre que alguém envia um sling. Se quiseres seguir de perto a actividade de uma dada pessoa, terás de activar as notificações para ela. Outra diferença do antigo para o novo Slingshot é a relação com o Facebook: antes o registo era feito com um username, agora é via login na rede social – o que permite rapidamente adicionar os amigos que também estão a usar a app.

O Slingshot tinha sido lançado em Junho como um dos primeiros projectos do Creative Labs do Facebook. A obrigatoriedade de ter de responder a um sling para o conseguir ver tornou a app cansativa de usar e, de certa forma, condicionou – acreditamos nós – o seu sucesso, mesmo tendo o Facebook removido esse requerimento mais tarde.

Apesar de vermos com bons olhos este relançamento do Slingshot, o mesmo não conseguirá despertar a atenção das massas. Será difícil dizer “hey, o Slingshot é agora diferente e não tem nada a ver com o antigo”, principalmente não tendo existindo nenhum esforço por parte do Facebook de recrutar “estrelas das redes sociais” para a secção Explore. Acreditamos, todavia, no potencial que a app tem depois deste update, um potencial que o Snapchat (ainda) não aproveita muito bem nas suas Stories.

O novo Slingshot está disponível para iPhone (iOS7+) e Android (Jelly Bean, KitKat and Lollipop).

Previous Mac DeMarco vai ao NOS Primavera Sound 2015
Next 50 anos e 24 filmes depois, o Aston Martin continua a ser “o carro mais famoso do mundo”