Google News encerra dia 16 em Espanha devido a uma nova lei de direitos de autor


A Google vai encerrar, no próximo dia 16, o seu portal Google News em Espanha depois de ter sido aprovada uma nova lei de direito de autor no país. Com esta nova lei, Espanha torna-se o primeiro país do Mundo a exigir que a Google e outros agregadores de notícias online paguem uma compensação financeira às publicações das respectivas notícias.

Por outras palavras, se a Google mantivesse o Google News a funcionar em Espanha, teria de pagar a sites como o ElPaís ou a TVE para agregar as suas notícias no portal. Ora isto, como é lógico, é um modelo “simplesmente insustentável” para a Google, como a própria refere num comunicado emitido esta quinta-feira. A Google alega – e bem – que o seu Google News não gera receitas, pois não tem qualquer tipo de publicidade.

“Lamentamos muito, mas a 16 de Dezembro vamos eliminar as publicações espanholas do Google News e encerrar o Google News em Espanha”, disse a empresa.

No fundo, Espanha queria que a Google pagasse e a Google disse que não paga e que cumprirá a lei apagando o serviço. Quem fica a perder são todas as publicações espanholas, as maiores e as mais pequenas, pois o Google News é uma das principais fontes de tráfego para os sites.

A lei espanhola – mais conhecida por Lei Google – foi aprovada em Outubro e resultou de uma proposta da Associação de Editores de Jornais espanhóis. O objectivo é, diz a associação, proteger a imprensa e responder às quebras nas vendas, gerada em parte pela disponibilidade das notícias na net.

Fonte: Google Europe

Previous O Moto 360 merecia uma série de anúncios como esta
Next Dá uma nova cara ao teu relógio Android Wear