Estação televisiva norte-americana cria “telejornal” de 1 minuto no Facebook


Vivemos numa sociedade que está constantemente online e que já não gosta que seja a TV a decidir o que ver e quando ver. Uma sociedade que tem o Facebook no bolso e que várias vezes ao dia o consulta para saber o que se passa no seu mundo e no Mundo à sua volta. Esta nova realidade coloca aos media novos desafios, nomeadamente no que toca a novas formas de fazer chegar a informação às pessoas.

O World News Tonight é o do “Telejornal” diário do canal norte-americano ABC. Dura cerca de 30 minutos e é apresentado quase sempre por David Muir. A partir desta segunda feita, o bloco informativo tem uma versão que vive só no Facebook e que está pensada para esta rede social. Intitula-se Facecast.

Todos os dias,  David Muir fará em 1 minuto de vídeo uma compilação das notícias mais importantes do dia com outros assuntos, que estão a ser tendência nas redes sociais. Os vídeos são publicados na página de Facebook do World News Tonight.

 

Esta iniciativa da ABC poderia ser adoptada por muitas estações de televisão. Olhando para o caso português, por que não a RTP ou a SIC partilharem, no final do dia, no seu Facebook um resumo dos acontecimentos mais importantes, fazendo a ponte para o bloco informativo das 20 horas?

Esta não é a primeira vez que vemos uma estação de televisão a usar as redes sociais para partilhar resumos de notícias. A BBC fez há uns tempos uma experiência muito interessante no Instagram, e parece ter corrido bem: os vídeos de 15 segundos continuam a ser partilhados ainda hoje.

Previous Um drone à descoberta de Pripyat (Chernobyl)
Next Jared Leto será o novo Joker em ‘Suicide Squad’