BitTorrent quer distribuir o ‘The Interview’


O site de partilha (legal) de ficheiros BitTorrent tem uma proposta para a Sony Pictures: distribuir o The Interview na sua plataforma através de BitTorrent Bundle, um formato já utilizado por Thom Yorke que permite colocar grandes ficheiros disponíveis para download mediante o pagamento de uma quantia monetária.

O Bundle que Thom Yorke disponibilizou em Setembro continua o seu novo álbum, Tomorrow’s Modern Boxes, que os fãs podiam descarregar pagando cerca de 5 euros. Todavia, o single e o respectivo videoclipe eram gratuitos, isto é, o download podia ser feito sem qualquer pagamento – uma espécie de convite a descobrir o restante trabalho.

O BitTorrent é muitas vezes confundido com pirataria, mas esta empresa sediada em São Francisco criou um app para descarregar torrents – o BitTorrent Client – e torrents não são ficheiros piratas. O BitTorrent é ainda responsável por um software para sincronizar ficheiros entre vários dispositivos (BitTorrent Sycn), por uma plataforma de chat (BitTorrent Bleep) e, como referido, pelo BitTorrent Bundle, um serviço de partilha de conteúdo legal, que quer afirmar-se como uma alternativa às soluções tipo Spotify ou iTunes.

“Têm existido pedidos para a Sony lançar o filme online. E muitas pessoas contactaram-nos a pergunta: seriam eles capazes de lançar o filme usando o BitTorrent?”, disse Christian Averil, Director de Comunicação do BitTorrent, numa nota enviada à imprensa. A resposta é obviamente que sim. “O BitTorrent Bundle é de facto a melhor forma de a Sony tomar o controlo do seu filme, de não concordar com as ameaças terroristas e de garantir que uma audiência vasta consegue ver o filme de forma segura. É também uma maneira de passar uma mensagem forte sobre liberdade de expressão.”

Averil explica que a Sony Pictures conseguiria definir um preço para o filme e lançá-lo vastamente sem implicar ninguém ou expor qualquer terceiros a uma ameaça terrorista.

São já 20 mil criadores a usarem os Bundles para distribuírem o seu conteúdo. Podes passar por bundles.bittorrent.com para descobrir algum do conteúdo disponível na “loja” do BitTorrent.

Previous Sony Pictures contratou a Olivia Pope da vida real para gerir o Escândalo do ‘The Interview’
Next O Dr. Evil voltou para ridicularizar a Coreia do Norte na televisão norte-americana