Bem-vindos à casa do design português


O design português ganhou uma casa no disperso mundo que é a Internet. designportugues.pt pretende ser o primeiro grande arquivo online do design nacional, nas suas várias vertentes e categorias: de comunicação, de produto, de interiores, entre outros….

O directório foi criado no âmbito do Ano do Design Português 2014/15 que começou em Maio deste ano e que se assinala até Setembro próximo, mas viverá para além do final da iniciativa. “É um site que se inicia assumidamente numa versão work-in-progress”, pode ler-se no post de apresentação.

O designportugues.pt pretende catalogar todo o design nacional, reunindo empresas, ateliers, freelancers ou instituições. As portas estão abertas: todos os “protagonistas do campo do design” estão convidados a “enviar os seus dados para a criação de um vasto directório de design pensado e/ou produzido em português”; o endereço é info@designportugues.pt. Para já, estão indexados 42 designers.

Mas a plataforma também quer ser um “espaço de opinião que se pretende gerador de debate e pensamento”, e no qual diversos autores possam deixar “sob a forma de um ensaio crítico, escrito ou visual, o seu olhar sobre um evento, publicação ou iniciativa surgidos no contexto do design português”. O convite está, mais uma vez, aberto ao público: info@designportugues.pt.

Enquanto o Ano do Design Português estiver a decorrer, o site – que estava previsto ter nascido a 1 de Julho último – dará conta da programação e terá notícias relacionadas com o evento. A plataforma reunirá ainda os prémios nacionais de design. São 3: o de Daciano da Costa, o de Sebastião Rodrigues e o de Pádua Ramos

Com base na imagem criada pelo designer gráfico Pedro Falcão para o Ano do Design Português, o designportugues.pt foi projectado e desenvolvido pela Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos (ESAD), parceira do Ano do Design Português, e responsável pela sua concepção técnica e desenvolvimento editorial.

designportugues_logo

Apesar de já estar a decorrer desde Maio, os projectos do Ano do Design Português começarão a mover-se mais a partir do início de 2015. O Ano do Design Português é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura e do Ministério da Economia.

“O design é a disciplina operativa do século 21. Combina cultura e economia, estética e ética, função e símbolo, inovação e tradição, como nenhuma outra disciplina o faz. Está em constante evolução e divide-se em inúmeros campos de actuação, desde os mais imateriais, como o design de serviços, o design social ou de software, aos mais tangíveis, como design de equipamento, de produto ou gráfico”, escreve Guta Moura Guedes, Comissária do Ano Português do Design, na carta de apresentação da iniciativa no designportugues.pt.