A NASA está com ideias de construir “cidades aéreas” em Vénus


Porquê Marte se temos Vénus aqui tão perto? A pergunta é facilmente respondida com as condições pouco favoráveis do planeta pata suportar vida, mas a NASA diz ter um plano – intitulado HAVOC – para colocar o Homem em Vénus: criar cidades aéreas.

A NASA explica que, na superfície de Vénus, as temperaturas rondam os 455 ºC e a pressão atmosférica é 90 vezes superior à da Terra ao nível do mar – condições que tornam impossível a vida humana. Todavia, a 50 quilómetros do solo venusiano, a temperatura é muito mais suportável (cerca de 70 ºC) e a pressão da atmosfera é igual à da Terra. O nível de radiação também seria muito aceitável (em Marte, é muito elevado).

O objectivo da NASA com o HAVOC é facilitar a exploração de Vénus. O projeto que prevê a construção de naves gigantes (mais leve do que uma nave espacial), revestidas por painéis solares e capazes de albergar humanos (no máximo, 2). Esses veículos seriam instaladas acima da atmosfera tóxica de Vénus e permaneceriam lá nunca mais de 30 dias, pois a atmosfera rica em ácido sulfúrico poderá desafiar a resistência das naves.

Para já, o plano não passa de um projecto de investigação. A NASA não tem datas nem orçamentos. Certo é que uma viagem a Vénus requer menos tempo que uma viagem a Marte. Em termos de dificuldades para a concretização do HAVOC, os cientistas apontam as manobras da nave na descolagem e colocação ao “largo” de Vénus, bem como a operação para insuflar o veículo. Difícil para a NASA é também conseguir uma protecção eficaz dos painéis solares, instalados na nave, que não podem ficar expostos à atmosfera de ácido sulfúrico de Vénus.

Previous Isabel dos Santos retira OPA sobre a PT SGPS
Next ‘Entourage’ vai ser um filme em 2015. Este é o primeiro trailer