Que estranha fixação é esta da Apple pelas 9:41 da manhã?


A Apple tem um motivo para tudo. Inclusive para as horas que todos os seus iPhones, iPads, Macs marcam (só os relógios é que não) nas peças de comunicação da marca: 9:41. Que estranha fixação é esta da Apple pelas 9 horas e 41 minutos?

Em todas as imagens e vídeos divulgados pela Apple, os seus produtos marcam 9:41. Mas nem sempre foi assim… A imagem do primeiro iPhone que apareceu na grande tela, ao lado de Steve Jobs, aquando da apresentação em 2007 tinha outros dois números: 9:42. Porquê? Foi às 9 horas e 42 minutos que essa imagem apareceu no ecrã. Foi às 9 horas e 42 minutos que Jobs mostrou ao Mundo o seu primeiro iPhone.

Jobs sabia que ia ser àquela hora, do dia 29 de Junho de 2007, que ia mostrar o revolucionário produto a todos nós. Tal como Jobs sabia que ia ser às 9 horas e 41 minutos do dia 3 de Abril de 2010 que o primeiro iPad ia ser relevado. Tudo porque Jobs preparava as apresentações, tal como Cook e a sua equipa hoje continuam a preparar.

Portanto, desde o lançamento do iPhone até ao do iPad, os relógios dos produtos mostravam 9:42. Depois do anúncio do grande tablet, passaram a mostrar 9:41. Mesmo nos Macs. Por nenhum motivo especial.

“Organizamos as nossas apresentações para que a grande revelação aconteça mais ou menos 40 minutos depois de ela começar.”, contou o ex-chefe do iOS Scott Forstall a um programador residente na Austrália, Jon Manning. “Quando a grande imagem aparece no ecrã, queremos que o tempo mostrado seja o mais próximo daquele em que a audiência está quando a vê. É difícil acertar mesmo nos 40 minutos.”

Desafiamos-vos a explorarem o site da Apple e a encontrar uma imagem cujo objecto representado não marque, no seu relógio, as 9:41.