O comboio japonês que “levita” fez o seu primeiro teste com passageiros (a 500 km/h)


O LO promete ser o futuro comboio mais rápido do Mundo quando entrar em funcionamento. Para já, está apenas a ser testado no Japão. O último destes testes, realizado na última semana, envolveu cerca de 100 passageiros e velocidades de 500 km/h.

O LO é um comboio de levitação magnética, isto é, um Maglev. Através da criação de um campo magnético entre a carruagem e o carril, consegue-se colocar o comboio a levitar a cerca de 10 cm do solo, o que permite não só reduzir o atrito, como também obter velocidades bem mais elevadas que as comuns.

No futuro (leia-se 2027), existirá uma linha comercial entre Tóquio e Nagóia, e o LO conseguirá fazer a ligação entre as duas cidades em 40 minutos, metade dos 80 minutos que demora a viagem nos comboios actuais.

Por agora, num troço de 42,8 km de extensão, entre as cidades de Uenohara e Fuefuki na província de Yamanashi, o comboio japonês atingiu os 500 km/h, transportando no seu interior cerca de 100 passageiros, que tiveram a oportunidade de experienciar um pouco do futuro do Japão. Outras 2 400 pessoas, seleccionadas aleatoriamente, terão a oportunidade de experienciar o LO1 no início de Dezembro. Quase 300 mil pessoas tentaram a sua sorte para esta oportunidade.

Uma última nota para dizer que o LO, num outro teste, terá atingido os 582 km/h.