Kremlin quer criar uma Wikipédia russa


Vladimir Putin já chamou à Internet “um projeto especial da CIA” e o Kremlin já disse que é preciso proteger os conteúdos online das ameaças do ocidente. Ao que parece, chegou a altura da Rússia criar a sua própria Wikipédia.

O anúncio foi feito pela Bilbioteca Presidencial russa que confirmou que o projecto já está em desenvolvimento. Segundo o Governo, o objectivo é garantir que os cidadãos russos tenham acesso a informação mais “detalhada e confiável” acerca do país.
A enciclopédia online tem páginas dedicadas a quase todas as regiões ou grandes cidades da Rússia, mas a Biblioteca Kremlin diz que a informação não é boa o suficiente.

Foram requisitados mais de 50 mil livros e documentos de 27 bibliotecas russas para criar a Wikipédia alternativa. O Kremlin requeriu mais controlo sobre a Internet este ano, naquilo a que os críticos chamam uma acção para censurar a web. Desde agosto, bloggers com mais de 3000 seguidores têm que registar o seu blog na Agência Reguladora de Media russa e obedecer a regras que são aplicadas também aos maiores meios de comunicação do país.

Ainda não se conhece o impacto que esta Wikipédia alternativa vai ter no acesso à já existente, mas talvez a chamada enciclopédia livre vá deixar de o ser, uma vez que desde fevereiro deste ano que as autoridades russas podem bloquear o acesso a qualquer website sem necessidade de uma ordem judicial.