Google junta-se à maior operadora australiana para testar o transporte de net em balões


A Google anunciou uma parceria com a Telstra, a maior operadora australiana de comunicações, para colocar 20 balões nos céus da zona ocidental do estado de Queensland. A iniciativa integra-se no Project Loon, a tentativa de Mountain View de levar Internet às zonas remotas do planeta.

Os 20 balões transportarão rede 4G da Telstra, que poderá ser captada pelas casas e pelos telemóveis que estejam 20 km abaixo deles. A experiência decorrerá em Dezembro.

Como funciona o Projecto Loon? Estações base enviam sinais de rede para os balões, e estes transmitem-nos de balão em balão. Cada balão envia, depois, os sinais de volta para o solo terrestre, conseguindo abranger uma área 2 vezes superior à de Canberra, a capital australiana. Os balões podem ficar até 100 dias no ar.

O Project Loon é um projecto ambicioso da Google para colocar todo o Mundo online. A ideia é criar uma rede de balões capaz de providenciar conectividade a quem está no solo, num raio de X quilómetros. O projecto está a ser desenvolvido desde meados de 2011 no laboratório Google X, mas só no ano passado foi tornado público. Já este ano, a Google disse que iria juntar-se a operadoras de comunicações para transformar o Loon em realidade. A parceria com a Telstra é a primeira.

O Project Loon poderá também ser utilizado em contexto de desastres naturais, providenciando internet às zonas afectadas.