Tim Cook explica porque descontinuou o iPod Classic


Na conferência WSJD Live, que decorreu esta noite, Tim Cook explicou o porquê do iPod Classic ter sido descontinuado. De acordo com o CEO da Apple, já não existem componentes para o fazer e não valia a pena estar a redesenhar o equipamento.

O iPod Classic foi descontinuado em Setembro, aquando do lançamento do iPhone 6; o equipamento já não era actualizado há 5 anos. De acordo com Tim Cook, a Apple abandonou o produto primeiramente por já não serem fabricadas as peças que o compõem e porque fazer uma nova versão implicaria custos de engenharia elevados, não suportados pelo declínio irreversível de vendas do produto.

O disco rígido de 1.8 polegadas (160 GB) do iPod Classic era produzido pela Toshiba. A fabricante lançou em 2011 uma versão de 220 GB desse disco, dando alguma esperança aos fãs do Classic, mas um update nunca foi feito. Entretanto, a Toshiba descontinuou os discos rígidos de 1.8 polegadas.

É fácil entender que a Apple podia pagar à Toshiba e às outras fabricantes para continuarem a produzir as peças para o iPod Classic, mas seria um custo suportado pelas vendas do produto? Possivelmente, não.