Samsung criou um wi-fi 5 vezes mais rápido que o actual


O wi-fi actual é lento. E a prova disso tem a Samsung. A gigante sul-coreana anunciou uma nova tecnologia sem fios capaz de oferecer velocidades 5 vezes superiores às da actual norma 802.11ac. A nova norma será designada de 802.11ad e, só para teres uma noção, permitirá descarregar 1 GB de ficheiros em menos de 3 segundos.

Este novo 802.11d funciona na faixa de frequência dos 60 GHz, abandonando as frequências sobrelotadas dos 2,4 Ghz e 5 Ghz. Desta forma, em vez de uma velocidade máxima de  866,7 Mbps ou 108 MB por segundo, conseguir-se-á uma de 4,6 Gbps ou 575 MB por segundo.

Por outras palavras, com o novo wi-fi da Samsung permitirá descarregar ficheiros de 1 GB em menos de 3 segundos ou fazer streaming de filmes em alta definição de um telemóvel para uma TV sem delays, por exemplo.

Todavia, esta nova norma enfrenta ainda alguns problemas. Frequências altas (como 60 GHz) não penetram paredes ou edifícios, o que faz com que a cobertura de toda a casa por wi-fi seja difícil. Ou seja, a rede sem fios teria de ficar limitada a cenários de curta distância, como passar informação do computador para a TV. A Samsung diz, no entanto, estar a desenvolver novas antenas para aliviar o problema.

Como vantagens, o 802.11d é energeticamente mais eficiente e evita os problemas de congestionamento das frequências baixas.

Actualmente, a norma wi-fi pré-definida é a 802.11ac, que é, por sua vez, 3 vezes mais rápido que o anterior 802.11an. A Samsung quer agora massificar a nova tecnologia, implementando-a nos telemóveis, tablets, computadores, TVs e ouros dispositivos.

Fonte: Samsung