Reddit arrecadou 50 milhões em financiamento, quer dar 10% aos utilizadores


Esta terça-feira, o Reddit anunciou ter conseguido um financiamento no valor de 50 milhões de dólares (mais de 39,5 milhões de euros). O site, que cresceu na incubadora de startups Y Combinator, enquanto fazia parte da Condé Nast, uma empresa de mass media, está agora numa posição mais desafogada financeiramente, depois de anos a trabalhar com um budget limitado.

No blog do reddit, o CEO Yishan Wong explica que o dinheiro será usado para contratar pessoal, expandir as opções móveis do site, pagar pelas infra-estruturas técnicas em crescimento, melhorar a venda de produtos Reddit, entre muitas outras coisas, de forma a promover o crescimento e melhorar e experiência da comunidade online.

Mas o que irá provavelmente agradar mais aos utilizadores é a promessa dos investidores que participaram nesta fase de financiamento de distribuir 10% das suas acções pela comunidade do reddit: “Há muito que tentamos encontrar uma forma de fazer com que a comunidade possua parte do reddit, porque são as vossas contribuições que ajudam a ancorar o site e a dar-lhe força”, anunciou Yishan Wong no blog. Os detalhes de como essa distribuição se irá processar ainda não são claros, mas Wong falou em algumas hipóteses na secção de comentários do blog:

Estamos a pensar em criar uma moeda criptográfica e torná-la permutável (suportada) pelas acções do reddit, e distribuí-la pela comunidade. Os investidores concordaram especificamente com isto nos termos do investimento.

Wong continua dizendo que isto seria algo inédito e complexo, cujos detalhes técnicos, legais e financeiros ainda se encontram em avaliação. Avisa ainda que “este plano ainda está nas suas primeiras fases de desenvolvimento e pode falhar totalmente”.

A liderar a lista de investidores está Sam Altman, presidente da Y Combinator, juntado-se-lhe Alfred Lin, da Sequoia Capital, Marc Andreessen, co-fundador da Andreessen Horowitz, Peter Thiel, co-fundador da PayPal e da empresa de tecnologia Palantir, bem como várias figuras conhecidas como Jared Leto, Snoop Dogg e o próprio Yishan Wong.

Ao The Verge, Altman, um dos principais investidores e utilizador do reddit desde as primeiras fases de desenvolvimento do site, explicou que a distribuição de acções poderá acontecer através do método blockchain, à semelhança do sistema utilizado para criar e distribuir Bitcoin.

Apesar dos vários nomes associados a fundos de capital de risco envolvidos nesta fase de financiamento, Wong assegurou que o bom funcionamento do site não será posto em causa para gerar lucro.

Ontem, Sam Altman esteve numa sessão AMA (Ask Me Anything), característica da plataforma, e respondeu às questões dos utilizadores. Por lá passou também Alexis Ohanian, co-fundador reddit e detentor de um lugar no Conselho Administrativo do site com base de operações em S. Francisco, na Califónia, tendo os dois interagido num tom informal e jocoso.