Portugal autoriza plantar cannabis. Para Inglaterra


A Autoridade Nacional do Medicamento (ou Infarmed) autorizou uma plantação de cannabis destinada à produção de medicamentos no Reino Unido. Trata-se de uma espécie da planta com um concentração baixa da substância psicotrópica THC: inferior a 2%.

A licença foi concedida à empresa Terra Verde, que foi criada este ano no Montijo, e que se destina à produção e comercialização de produtos farmacêuticos e componentes naturais para a indústria farmacêutica, a partir de plantas naturais.

Ao jornal Público, o Infarmed disse que “a sociedade Terra Verde, Lda. está autorizada para o cultivo de cannabis sativa em Portugal, para realizar um projecto de investimento que consiste na plantação de cannabis sativa e a sua transformação em pó que será exportado 100% para o Reino Unido e utilizado para a produção de medicamentos a utilizar no alívio da dor derivada da doença oncológica, na esclerose múltipla e na epilepsia”.

A autorização tem tem validade por um ano, mas pode ser renovável por igual período, se o Infarmed assim o entender. Trata-se da primeira vez que em Portugal uma plantação de cannabis é permitida. A variante utilizada tem uma baixa concentração de THC.

Produzir cannabis em Portugal é crime. Produzir cannabis para exportar, em Portugal, é legal.

Previous O Google Street View viajou de camelo pelo deserto de Liwa
Next LEGO corta relações com a Shell depois de campanha da Greenpeace

Suggested Posts