Microsoft e Adobe juntam-se para tornar o Photoshop e o Illustrator tácteis


Esta segunda-feira, a Adobe e a Microsoft mostraram em Los Angeles, na conferência Max, o futuro do Photoshop e do Illustrator no Windows. E nós ficámos entusiasmados. As duas empresas provaram que é possível criar apps que funcionam bem em tablets e computadores, fundindo o toque com o uso de rato e teclado.

O actual Windows 8 e o futuro Windows 10 suportam ecrãs tácteis e são cada vez mais os portáteis tradicionais que podem ser manuseados com o dedo. Todavia, fazer apps preparadas para o toque não é fácil. Muito menos se se tratar de uma app com a complexidade de um Photoshop ou Illustrator.

Mas a Adobe, em conjunto com a Microsoft, querem-nos provar o contrário. O novo Photoshop e o novo Illustrator para Windows 8 e superior permite usar os dedos para fazer zoom em imagens, rodar, mover objectos de sítio, etc. Isto quando as apps estiverem a ser usadas num tablet como o Surface Pro 3 ou num qualquer outro aparelho com um ecrã sensível ao toque.

O objectivo da Adobe é ir mais longe ainda e criar uma interface não só preparada para o toque, mas desenhada para o toque. A marca mostrou um pequeno preview dessa interface; chamou-lhe Playground e reduz o Photoshop ao básico, permitindo, por exemplo, usar o toque para navegar pelos vários layers.

illustratorsurface

photoshopsurface

Fonte: Surface Blog