Finalmente há um site que desmascara os rumores da net, em tempo real


Se estás farto de boatos sobre a morte de celebridades ou sobre a data de lançamento do novo produto Apple, este site é para ti. O Emergent.info dedica-se a descobrir se este e aquele rumores são verdade ou ficção em tempo real. Faz parte de um projecto de pesquisa em jornalismo da Universidade de Columbia e, depois de vários meses de testes e recolha de dados, já anda nas bocas do Mundo.

E como é que funciona? De acordo com Craig Silverman, o investigador por trás da sua criação, a equipa percorre os sites mais conhecidos e visitados e as redes sociais à procura dos boatos virais do momento. Depois de uma lista composta de artigos sobre o assunto, determinam a veracidade da notícia e deixam os algoritmos do site fazer o resto. Enquanto sítios como o Politifact ou o Snopes têm uma função idêntica, o Emergent atualiza a informação em tempo real e mostra de que forma a imprensa vai actualizando as notícias sobre o assunto.

Um exemplo prático: o Emergent acompanhou uma história sobre uma mulher que, alegadamente, teria feito o implante de um terceiro seio, na Florida. Na imagem abaixo é possível perceber quais os meios que contaram a história, que acabou por se perceber ser falsa, e que sites foram as principais fontes:

emergent_02

Ao longo do estudo, Silverman concluiu que os rumores falsos são mais propensos a ser partilhados do que a notícia que dá conta da sua desmistificação. Num artigo sobre o novo site, uma jornalista do The Atlantic chama a atenção para a forma como o Emergent desmascara a falta de cuidado da comunicação social. Ao descobrir que um rumor é falso, são muitos os sites que apenas atualizam a notícia, sem divulgar um desmentido. Isso pode levar os leitores a uma espécie de “limbo epistemológico”: sem nunca perceber o que foi devidamente verificado ou não. Megan Garber salienta que a confiança é um recurso precioso no jornalismo e que muitos meios ainda não perceberam como preservá-la.

E enquanto os media online passam pelo longo processo de descobrir como equilibrar velocidade e precisão na divulgação de notícias, sites como o Emergent servem não só para manter os leitores atualizados e atentos como a contribuir para jornalistas mais responsáveis.