Fazer login no Gmail com uma pen USB


Fazer login só com um username e uma password não é um processo 100% seguro, pelo que é aconselhado um mecanismo de dupla autenticação. Isto é, para acederes à tua conta, tens de passar pela tradicional autenticação de username+password e depois por uma segunda verificação para provar que não é, na realidade, outra pessoa

Esta segunda autenticação é, recorrentemente, a introdução de um código para o telemóvel; contudo, pode também ser uma pen que colocas na porta USB do teu computador. O processo não é novo, mas pela primeira vez está a ser adoptado por uma gigante do consumo online. A Google passou a suportar, na última semana, a autenticação com uma pen USB em serviços como o Gmail, Google Drive, Google+ ou YouTube.

Atenção que quando falamos de pens UBS não estamos a falar das tradicionais pens que usas para armazenar ficheiros. São pens especiais, que suportem um protocolo universal chamado FIDO. Várias fabricantes já estão a comercializar estes periféricos em lojas como a Amazon, sendo que os preços variam entre os 5 e os 50 euros.

Outras grandes empresas como a Samsung e o PayPal estão já a trabalhar para suportarem a dupla autenticação através de periféricos. A BlackBerry, a Microsoft e a MasterCard também se mostraram interessadas na tecnologia.

Fonte: Google Security Blog