Este camião futurista da Mercedes pode andar sem condutor em auto-estrada


A Mercedes-Benz está a preparar um verdadeira revolução na indústria de camiões e semirreboques. Uma que não só promete dar todo um novo ânimo à monótona e extenuante profissão de camionista como pode mesmo reduzir substancialmente o número de acidentes provocados anualmente em todo o mundo pelos gigantes das estradas.

Chama-se Future Truck 2025, e é o novíssimo veículo self-driving da multinacional alemã. O camião conta com um sistema composto por câmaras duplas, sensores de rádio e ainda uma inovadora tecnologia que permite antever os ângulos mortos, denominada pela Mercedes como Highway Pilot.

Aqui, o termo highway é chave – o Future Truck 2025 não é capaz de navegar livremente todas as ruas em auto-piloto, como por exemplo faz a frota de carros da Google. No entanto, uma vez na autoestrada, o sistema da Mercedes permite ao camionista largar o volante e aproveitar para relaxar enquanto o camião simplesmente faz o resto.

Porquê Future Truck 2025? Porque essa é exatamente a data prevista pela Mercedes-Benz para ver o seu camião high-tech a ser livremente comercializado. Dadas as inúmeras restrições a aparelhos self-driving detidas por grande parte das entidades reguladoras das estradas em todo o mundo – na Europa, por exemplo, é praticamente proibida a utilização deste tipo de veículos em estradas públicas – o Future Truck só deverá ter todas as condições e autorizações necessárias num espaço de tempo de 10 anos.

Vais, por isso, ter de esperar algum tempo para poderes ver o novo e entusiasmante camião da Mercedes-Benz numa estrada perto de ti.