Descobre o que mudou na Terra desde o dia em que nasceste


Desde o dia em que nasceste mudaste muito. Começaste por ser um lactente que dormia o dia quase todo e agora aqui estás tu, a ler o Shifter. Se achas que mudaste muito desde o dia que todos os anos celebras como o teu aniversário, imagina a Terra à tua volta, o quanto ele não terá mudado!

Foi essa a premissa que levou a BBC a criar uma página na qual podes ver tudo o que se passou contigo e com o Planeta desde o dia em que nasceste. Para tal basta introduzires três variáveis muito simples: a tua data de nascimento, o teu sexo e a tua altura.

A partir daí tens uma série de factos para descobrir. Quantas vezes bateu o teu coração desde que nasceste? Quantos kilómetros viajaste pelo espaço? E quantas gerações de moscas se foram reproduzindo e substituindo enquanto tu vivias muito tranquilamente? Os dados que nos surgem após introduzirmos a nossa data de nascimento, agrupam-se em três categorias: como mudámos, como a Terra mudou, e, por último, como nós mudámos a Terra.

bbc_yourlifeonearth

Esta página foi lançada pela BBC na passada quinta-feira e enquadra-se na estratégia de promoção do seu novo site, BBC Earth. O projecto resulta de uma parceria entre o canal inglês e a empresa britânica Earth is Beautiful, especialista na análise de dados e criação de páginas interactivas.

Duncan Swain, da Information is Beautiful, explicou ao site Creative Review, que a criação da página demorou três meses, envolvendo uma equipa de investigadores, editores e criadores. O mais complicado no projecto foi conseguir indicar dados complexos de uma forma simples. “Nós não queríamos banalizar as coisas, ou podiam acabar por sair erradas, por isso ficámos no limbo entre tornar os dados fáceis de entender e serem precisos”, disse Swain.

Além de ser uma ferramenta divertida, é uma excelente forma para educar ao mesmo tempo que se promove o novo site da BBC. Além disso, podemos ver alguns avisos bastante sérios, quando olhamos para os dados que dizem respeito ao aquecimento global, subida do nível médio da água do mar e espécies em via de extinção.

Bom, agora só resta entrares no site e saberes o que andou a acontecer no Mundo durante a tua vida.

Previous Esta árvore de Natal, erguida no centro de Paris, parece um brinquedo sexual
Next 4G da Vodafone é agora mais rápido que a tua net fixa: 300 Mbps