Califórnia é o primeiro estado norte-americano a banir o saco de plástico


A Califórnia tornou-se, no final de Setembro, o primeiro estado norte-americano a banir por completo os sacos de plástico. Jerry Brown, o actual governador californiano, assinou a nova lei, pelo que os sacos de plástico desaparecerão das farmácias até 1 de Julho de 2015, e das mercearias e lojas de conveniência até ao mesmo dia do ano seguinte. E passarão a ser cobrados até 10 cêntimos por sacos de papel reutilizáveis.

Num debate televisivo, realizado dia 4 de Setembro, entre o actual governador e Neel Kashkari, o candidato republicano às eleições, Jerry Brown já tinha afirmado que provavelmente assinaria a lei, e afirmado que o faria num compromisso com as necessidades ambientais, económicas e as preocupações dos comerciantes.

Kashkari mostrou-se contra a lei, afirmando que se trata de uma intromissão dos governos nos negócios de pequena e media escala e que poderá resultar em despedimentos nas industrias de produção de sacos de plástico. “Eu nunca assinaria a lei”, afirmou.

Leis semelhantes, apoiadas principalmente por ambientalistas, já estão em vigor em algumas cidades, incluindo Los Angeles e São Francisco, mas só agora há uma lei que abrange todo o estado.

Previous Facebook tem procurado na dark web por passwords roubadas
Next O ‘leak’ acidental da Apple que pode ter sido propositado