A TV está de malas feitas, em mudança para uma nova casa: a Internet


Que o futuro da TV passa pela Internet (e não pelo cabo) é já certo e sabido. Mas os primeiros passos nesse sentido só agora estão a ser dados nos Estados Unidos. O canal de séries HBO, que transmite Game Of Trones, terá a partir de 2015 emissão online. O mesmo acontecerá com a cadeira CBS, considera uma das três grandes do país.

Assim, os norte-americanos poderão ver a HBO e a CBS online sem uma assinatura de televisão por cabo. O serviço terá um custo mensal, entre os 5 e os 10 dólares (o preço do Netflix), e dará acesso não só à emissão contínua do canal (com algumas limitações; o desporto ficou de fora devido a dúvidas jurídicas sobre os direitos), mas também a um arquivo de programas.

Com esta aposta da HBO e da CBS no online, as estações garantem uma maior cobertura em termos de assinantes. As estatísticas indicam que serviços de streaming como o Netflix estão a fazer com que algumas casas – especialmente as habitadas por malta jovem – não queiram subscrever um pacote de TV por cabo com milhares de canais.

A novidades da HBO e da CBS não surpreendem a RTP. O canal estatal português mantém há muito o serviço RTP Play na Internet, que permite não só o acesso gratuito à emissão em directo de canais como a RTP 1, a RTP Memória ou a RTP Informação, mas também ao podcast de praticamente qualquer programa emitido.