4G da Vodafone é agora mais rápido que a tua net fixa: 300 Mbps


A Vodafone é a primeira operadora portuguesa a disponibilizar comercialmente a rede 4G+, também denominada da LTE-Advanced, permitindo  aos seus clientes atingirem velocidades até 300 mbps em ligações via internet móvel. Na prática, com o 4G+ poderás descarregar um vídeo de 1GB em cerca de 27 segundos.

A velocidade de internet móvel, que já era superior às disponíveis em ADSL, ultrapassa agora, pela primeira vez, as velocidades disponibilizadas actualmente pelos operadores de rede fixa em Portugal. Embora a internet móvel não atinja ainda as velocidades conseguidas com a fibra ótica, este lançamento da Vodafone é particularmente relevante por trazer para o móvel velocidades superiores às que a maioria dos portugueses experimenta no fixo.

O acesso à velocidade de 300 mbps é, de momento, limitada. Por um lado, é preciso ter um equipamento compatível (por exemplo, um Samsung Galaxy Alpha). Por outro, o 4G+ existe apenas em alguns pontos de Lisboa (Parque das Nações, CCB, Estádio da Luz, Praça do Campo Pequeno…) e do Porto (Sede da Vodafone Portugal, Hospital de São João, Serralves…).

A expansão do 4G+ a outras cidades do país ocorrerá progressivamente ao longo dos próximos meses.

A rede LTE-Advanced assenta na utilização de largura de banda nas faixas de frequências assignadas à Vodafone nos 1800 MHz e 2600 MHz e utiliza a agregação de duas ou mais faixas de frequências para aumentar as velocidades de transmissão disponibilizadas.

Os testes com LTE-Advanced têm vindo a ser realizados pelas operadoras ao longo do último ano. Apesar de a Vodafone ser a primeira a trazer a tecnologia para a oferta comercial, o MEO e a NOS poderão fazê-lo brevemente.

Previous Descobre o que mudou na Terra desde o dia em que nasceste
Next Saramago, Bukowski ou Kerouac: retratos pincelados por uma máquina de escrever