Uma via para peões… e uma via para peões com telemóvel


Na China, existe uma rua na qual os transeuntes não podem usar telemóveis enquanto caminham. Visualizem-se a passear sem a preocupação de receber encontrões de pessoas estranhas concentradas nos seus aparelhos enquanto vão avançando e tropeçando nos próprios pés. Parece bom de mais para ser verdade? É mesmo.

Em Chongqing, o mais densamente povoado município da China, foi criada uma via especificamente para aqueles que não conseguem passar um momento sem consultar o e-mail ou seguir publicações no Twitter ou no Instagram.

China Cellphone Lane

China Cellphone Lane

Mas além de, contrariamente ao que tem sido afirmado por várias pessoas nas redes sociais, não se tratar de uma medida inovadora criada na China, também não se tem mostrado particularmente eficaz.

O modelo da via destinada aos mais agarrados ao telemóvel ocupa apenas 50 metros de uma rua num parque temático fora do comum chamado Yangren Jie e é uma cópia quase exacta de uma via criada por um dia nas ruas de Washington DC para uma experiência do programa Mind Over Masses do canal National Geographic.

washingtondcpasseiotlm_02

No programa, verificou-se que aquele tipo de sinalização teve pouco ou nenhum efeito no comportamento dos transeuntes absortos nos seus mundos virtuais. E em Chongqing, pelo número de imagens que tem surgido na web e pelo enquadramento destas, a via não só não cumpre o seu objectivo como até parece ter o efeito contrário: dezenas de pessoas param no meio do caminho para tirar fotografias aos sinais de “proibido o uso de telemóveis”, o que só deve dificultar mais o tráfego.

Como acto pioneiro ou medida a exportar para o resto do mundo a iniciativa falha redondamente, mas como atracção turística parece estar a resultar.

Previous Bill Gates doou 50 milhões de dólares para ajudar o combate ao ébola
Next Estes Nike Air Jordans celebrizam a cultura PlayStation com uma porta HDMI