Sem avisar ninguém, Thom Yorke colocou um álbum novo no BitTorrent


Antes de mais: sim, leste bem. O Thom Yorke lançou hoje um novo álbum, sem qualquer aviso prévio. Após ter partilhado esta semana no seu twitter uma fotografia de um misterioso vinyl branco, o músico lançou hoje Tomorrow’s Modern Boxes, um trabalho experimental de oito faixas e o primeiro álbum a solo do vocalista dos Radiohead desde The Eraser, de 2006. “A Brain in a Bottle” é o primeiro single.

Os Radiohead sempre foram polémicos e, em 2007, deixaram a industria musical confusa e irrequieta ao lançarem In Rainbows, o sétimo álbum de estúdio da banda, apenas dez dias após o anunciarem, e de o terem disponibilizado ao público pelo preço que este estivesse disposto a pagar. Numa altura em que as vendas de álbuns físicos decresciam, deixando o formato digital assumir cada vez mais importância, as grandes editoras discográficas tentavam contrariar esta tendência. Ao mesmo tempo, os Radiohead lançaram um álbum que tinha como principal formato o digital.

tomorrowsmodernboxes

À semelhança do que aconteceu na altura, Thom Yorke aposta novamente num formato alternativo e inovador para lançar o disco, e explica a decisão numa carta redigida juntamente com Nigel Goodrich, membro de Atoms For Peace, o outro projecto do vocalista dos Radiohead, e produtor de todos os álbuns da banda desde The Bends, de 1995.

Tomorrow’s Modern Boxes está disponível para o público através de “uma nova versão do BitTorrent”, chamada BitTorrent Bundle. O download do single “A Brain in a Bottle” e do respectivo videoclip será grátis, mas o download do álbum na íntegra custará perto de 5 euros. Thom Yorke e Nigel Godrich afirmam que estão a usar o lançamento do álbum como uma experiência para saber se este novo serviço resulta. O BitTorrent Bundle também permitirá aos artistas terem maior controlo sobre a forma como vendem o seu trabalho na Internet, pois qualquer pessoa poderá criar torrents pagos, sendo que este novo mecanismo não implica quaisquer servidores ou uploads para uma cloud.

À NME, Matt Mason, o homem por detrás da empresa que lançou Tomorrow’s Modern Boxes, afirma que as grandes discográficas estão a desistir de vender música e que, actualmente, se limitam a disponibilizar o trabalho dos artistas em plataformas como o Spotify. Esta iniciativa, para além de querer combater isso, pretende mudar a imagem que as pessoas tem do BitTorrent, sendo que este é quase sempre associado a pirataria.

Para além do formato digital, o álbum também terá uma edição em vinyl. O download do álbum pode ser feito aqui:

O Tomorrow’s Modern Boxes é composto pelas seguintes faixas:

  1. “A Brain in a Bottle”
  2. “Guess Again!”
  3. “Interference”
  4. “The Mother Lode”
  5. “Truth Ray”
  6. “There Is No Ice (For My Drink)”
  7. “Pink Section”
  8. “Nose Grows Some”
Previous iOS 8.0.1, o update que “simplesmente não funcionou”
Next DHL começa a usar drones para entregar medicamentos numa ilha alemã