@DearAssistant é a “Siri” dos 140 caracteres


Nem sempre, por detrás de uma conta Twitter, está uma pessoa. Dados de Agosto, indicam que 8,5% dos utilizadores da rede social (isto é, cerca de 23 milhões de contas) são, na realidade, robôs. [O Twitter diz que a percentagem é inferior – apenas 5% –, mas para todos os efeitos é a mesma coisa.]

Estas contas são normalmente chamadas de Twitter Bots. Existem vários engraçados. Por exemplo, o @Netflix_Bot – criado pelo utilizador @zak123 – é muito útil para quem quer saber que novos filmes e que novas séries existem no Netflix.

Ou o @DearAssistant, que é uma espécie de “Siri para o Twitter”. Basicamente podes fazer uma qualquer pergunta em inglês correcto a esta conta que ela responde. O @DearAssistant usa a mesma base de dados que a Siri – o Wolfram Alpha – para obter as respostas, mas não as dá em voz alta e às vezes pode ser um pouco lento a responder.

Os Twitter Bots são legais e permitidos pelo Twitter. É possível fazer um Bot simples em apenas 5 minutos. Pelo menos é o que diz o @DearAssistant, que explica aqui como fazê-lo. O primeiro passo é criar uma Twitter App e depois uma Wolfram Alpha App. No fim, usa-se o Google Drive como alojamento do Bot desenvolvido.