“The Fappening” ou o dia mais quente de Agosto.
A internet está em êxtase devido ao leak de fotografias e vídeos privados de mais de 100 actrizes e figuras públicas como Jennifer Lawrence, Ariana Grande e Kate Upton, e até agora a divulgação destes têm-se feito em larga escala. A autenticidade destas imagens ainda está por confirmar, embora algumas das celebridades que estão envolvidas neste escândalo já tenham confirmado que as fotografias lhes pertencem.
Merry XXXmas!
— Becca Tobin (@becbecbobec) September 1, 2014
Knowing those photos were deleted long ago, I can only imagine the creepy effort that went into this. Feeling for everyone who got hacked.
— Mary E. Winstead (@M_E_Winstead) August 31, 2014
No controverso site 4chan, um utilizador anónimo partilhou uma lista de celebridades entre as quais Aubrey Plaza, Rihanna e Kirsten Dunst figuram, alegando ter fotografias e vídeos íntimos destas. De seguida, partilhou as imagens em questão e tentou vender outras, especificamente vídeos privados da estrela de Hunger Games, alegando que só partilharia estas em troca de bitcoins.
Bryan Hamade tentou aproveitar-se deste esquema e tentou enganar o site 4chan, afirmando que detinha as imagens e que estava disposto a trocá-las por bitcoins. Infelizmente para Hamade, o feitiço virou-se contra o feiticeiro quando este acidentalmente expôs a sua hard drive e network drive num screenshot que pusera para provar que tinha as fotografias. A partir daí, utilizadores do site Reddit foram investigar posts anteriores de Bryan e concluíram que tinha sido este jovem de 27 anos a piratear as contas das celebridades.
Na verdade, Hamade não é o hacker responsável pelo sucedido, mas já está a pagar pela sua tentativa de lucrar com a situação. “Tem sido um pesadelo e não durmo há 34 horas. Os utilizadores do 4chan estão a sempre a ligar-me e a insultar-me. Enviam-me emails constantemente a dizer que vão entrar nas minhas contas pessoais. Disseram que iam entrar no site da minha mãe, por isso tive de o mandar abaixo”, diz Hamade
Ainda está a ser investigada a maneira como este roubo digital em massa foi feito, apelidado por alguns de “avalanche” e “the fappening”, e quem está por detrás de toda esta operação, apesar de já ter sido avançada a teoria de que o hacker responsável teve acesso aos ficheiros em causa através das contas iCloud das celebridades lesadas. Queixas relativas a este serviço da Apple já tinham sido feitas no passado, que foi acusado de não ser de confiança e de ser confuso.
Vale a pena mencionar que em 2012 um homem foi julgado e condenado a 10 anos de prisão por piratear as contas de Scarlett Johansson e Mila Kunis e colocar fotografias das vidas privadas das actrizes online. Afigura-se uma pena pesada para o hacker responsável pelo maior leak dos últimos tempos.