Um feliz acaso musical. Agora o Spotify mostra-te quando 2 pessoas estão a ouvir a mesma música


Que a música une pessoas por todo o mundo já todos sabíamos. Agora é possível assistir a essa união em tempo real.

O artista interativo Kyle McDonald criou uma nova ferramenta para o Spotify que mostra quando duas pessoas estão a ouvir a mesma música no mesmo momento. Chama-se Serendipity – em inglês significa “feliz acaso” – e trata-se de um mapa do mundo animado, que além do nome dos usuários e da música que está a ser ouvida, destaca a cidade onde ambos estão. O Spotify já mostrava as músicas que os nossos amigos ouvem, agora expandiu essa ideia a proporções internacionais.

São entre 25 e 50 milhões as pessoas que ouvem música no Spotify e a cada segundo são tocadas mais de 10 mil músicas. Apesar de parecer uma demonstração em tempo real, as sincronias exibidas no site do Serendipity foram gravadas durante uma hora específica do dia. Ainda assim, a equipa do Spotify destaca que refletem dados em tempo real. Para que apareçam no mapa, duas pessoas têm que ter começado a ouvir a mesma música com uma diferença de tempo de uma fração de segundo.

Ouvir música é uma experiência privada e Kyle McDonald apenas queria comprovar “quantas vezes é que essa experiência é partilhada”. O objetivo deste projeto é mostrar que é possível ter algo em comum com alguém que fala outra língua ou vive com outro clima e educação.

Acima de tudo, esta foi a forma do Spotify nos esclarecer, por todas aquelas vezes em que nos perguntámos se estaria alguém no mundo a ouvir a mesma canção.

http://www.spotify.com/uk/arts/serendipity/