Hyperlapse: como funciona a nova app do Instagram?


Anunciada recentemente, Hyperlapse é a nova app do Instagram que te permite criar time lapses de alta qualidade usando apenas o iPhone.

Todos nós, de uma maneira ou de outra, conhecemos o conceito de estabilização de vídeos. Ora, normalmente este tipo de correcção aplicada aos vídeos é feita usando avançadas técnicas de processamento de imagem em programas como o Final Cut Pro ou o mais profissional AVID.

Como é que conseguimos então resultados tão bons usando apenas um iPhone? Como é explicado num recente blog post do Instagram, a app usa a informação proveniente do giroscópio e acelerómetro do iPhone para conseguir medir o grau de agitação (shakiness) no filme capturado. Depois, usando essa informação é criado uma nova moldura de visualização do vídeo mas com algum zoom. A quantidade de zoom, de imagem cortada portanto, necessária para estabilizar o vídeo varia consoante a agitação do vídeo original.

Como podemos ver neste vídeo, a imagem da direita tem uma moldura de acção muito semelhante à original enquanto que o video da esquerda, por ser mais agitado, tem uma moldura de acção muito reduzida face ao original.

Esta técnica já tinha sido introduzida na aplicação do Instagram quando fazemos upload de um vídeo. A diferença do algoritmo presente agora na Hyperlapse é que a app escolhe apenas os frames que não estão demasiados tremidos. Além disso, a janela de acção adapta-se ao nível de agitação do vídeo para que o resultado seja o mais estável possível.

Curiosamente, ao usarmos a app reparámos que quando usamos lentes angulares montadas no iPhone, o algoritmo da Hyperlapse não resulta como deve ser. Talvez porque o zoom gerado pela agitação do vídeo não seja suficiente para “cortar” um angulo de visão aumentado, por causa da lente.

Previous Coolest: uma arca térmica multifacetada que vale milhões no Kickstarter
Next #FollowSaturday #040