Em breve, o USB será como o Lightning da Apple. Finalmente!


Sempre que queres introduzir um cabo USB na respectiva entrada do computador, tens de saber qual é a parte que fica para cima e qual a que fica para baixo. Mas, em breve, essa dor de cabeça desaparecerá. Isto porque está a chegar o USB reversível, isto é, um USB com construção simétrica e que não precisa de respeitar “lados”.

Se estás familiarizado com o cabo Lightning da Apple, este novo USB não é mais que uma “imitação” desse mesmo Lightning.

lightning

O USB Type-C – assim é conhecido – é pequeno e fino o suficiente para poder ser usado em dispositivos móveis, mas não deixa de ter a robustez exigida para computadores. No fundo, o USB Type-C unifica o USB tradicional e o MicroUSB, passando a existir apenas um USB. Por outras palavras, precisará apenas de um único cabo e com ele podes fazer qualquer tipo de ligação, independentemente do dispositivo

Logicamente que o USB Tipo-C não será compatível com as normas USB até aqui usadas, como o MicroUSB. Existirão, todavia, adaptadores para que as pessoas possam utilizar os novos cabos nos equipamentos com entradas antigas.

O USB Type-C é uma causa que gigantes como a HP, a Intel e a Microsoft estão a apoiar para que chegue o quanto antes ao mercado.