As melhores epifanias de chuveiro, por Nick Offerman


A quantidade de pensamentos estranhos e epifanias que temos enquanto estamos no chuveiro é incrível. Depois de ter ouvido as conclusões sábias e absurdas a que algumas pessoas chegam enquanto tomam um duche, quase consigo visualizar os maiores génios do mundo a tecer as suas teorias brilhantes ou a planear a sua próxima obra enquanto tomam um revigorante banho.

No site Reddit existe uma secção destinada à partilha dessas mesmas conclusões, teorias e epifanias que surgem ensaboadas durante este hábito de meditação, que aparentemente salpica quase toda a gente.

Num vídeo publicado no dia 20 de Agosto pelo Mashable no seu canal de Youbtube, o actor Nick Offerman lê alguns dos melhores pensamentos publicados na subsecção Shower Thoughts do conhecido fórum.

Quem está familiarizado com o trabalho de Offerman não ficará desiludido com o vídeo. O actor de Parks And Recreation – uma série de comédia que conta com um elenco brilhante com nomes como Amy Poehler e Chris Pratt – lê as suas deixas no seu característico tom grave e monocórdico, proporcionando um momento de introspecção hilariante.

Mas o Mashable não se limita a publicar o video para dar ao mundo a possibilidade de olhar mais uma vez para o denso bigode de Nick Offerman. O blog quer chamar a atenção para uma acção solidária que está a aproveitar o elevado trafego registado no Shower Thoughts para pedir ajuda para a causa /r/ ShowerThoughts charity: water 2014.

A charity: water é uma fundação sem fins lucrativos cujo objectivo é levar água potável a populações que vivem em zonas secas. Todos os anos esta fundação lança a campanha “September”, que visa reunir o máximo de fundos possível para em Setembro focar todas as receitas numa determinada área, maximizando assim os seus resultados. Este ano, o esforço irá todo para tentar levar água às populações africanas da região do Sahel, arrasada pela seca que deixou aqueles habitantes à fome.

Aproveito este assunto para fazer alguns comentários e espero que no final os leitores tirem as suas próprias ilações:

Está na altura de nos redimirmos dos milhões (estima-se que já foram gastos à volta de 20 milhões) de litros de água que têm sido desperdiçados com o Ice Bucket Challenge. Num artigo anterior, assumi-me como defensora do desafio que visa chamar a atenção para a Esclerose Lateral Amiotrófica.

A associação norte-americana de ELA já juntou cerca de 79.7 milhões de dólares até à data (mais de 60 milhões de euros). O mundo já conhece a doença e o dinheiro doado já ultrapassou todas as espectativas da associação. Está na altura de largar os baldes e parar com o desperdício e arranjar outra forma de passar a mensagem.

Sei que é uma contradição ao que disse anteriormente, mas depois de já ter visto milhares de vídeos de pessoas do mundo inteiro a despejar garrafões de água potável sem sequer mencionar a causa, ou a campanha, e sem sequer parecer ter noção de como é que a trend começou, vejo que é possível estarmos a criar um mal maior do que aquele que queríamos combater.

O Mashable usa o vídeo do Nick Offerman para chamar a atenção para a campanha /r/ShowerThoughts charity: water 2014, que por sua vez usa o Reddit para ganhar relevo. Pretendo agora através destes agentes alertar para o facto de a onda solidária estar a transformar-se aos poucos num tsunami devastador.

Nem todos podem usufruir de momentos de introspecção durante um dos mais básicos cuidados de higiéne quanto mais andar a desperdiçar litros e litros de água sem sequer conhecer outra razão a não ser terem sido desafiados por amigos. A posição que tomei anteriormente mudou pois nunca pensei que através desta iniciativa fosse possivel gastar água suficiente para drenar um pequeno lago. Não posso condenar nem ignorar os aspectos positivos da moda dos baldes de água, mas também não posso, em boa consciencia, deixar de apontar o crescente lado negativo.

Para mais informações sobre como fazer um gasto de água mais económico e controlado convido-vos a clicar aqui.