Engenheiros da Dropbox e licenciados do MIT juntaram-se para simplificar o e-mail


Fundada por engenheiros da Dropbox e por licenciados do MIT, o Inbox é uma nova start-up pensada para alimentar a próxima geração de e-mail. Similar à nova API lançada pelo Gmail mas muito mais fácil de criar aplicações que acedem aos e-mails dos utilizadores.

A ideia aqui é facilitar o trabalho dos developers e reduzir muito do trabalho e tempo para estes aprenderem os vários protocolos de e-mail que são necessários. Em vez destes estarem dependentes de protocolos antigos, como o IMAP, e quando apenas pretendem usar um conjunto específico de recursos e não um cliente de e-mail completo.

Além disso, o Inbox não está limitado ao Gmail. Também funciona com o Yahoo e o Microsoft Exchange.

Da mesma forma, a ideia é oferecer aos developers uma actualização aos tipos de protocolos e formatos antigos que estes teriam de aprender, para poderem trabalhar com aplicações de e-mail. Abrangendo um maior leque de developers, o Inbox é tanto para developers que apenas precisam de um simples recurso até aqueles que querem construir um poderoso cliente de e-mail.

inbox_flowillustration

O motor de sincronização é open-source e está disponível no GitHub, mas apenas ainda funciona com o Gmail e com o Yahoo, a equipa espera expandir para todos os que fornecem serviços baseado no IMAP. Para os que querem usar o Microsoft Exchange, terão de solicitar acesso pois ainda está em private beta.

No repositório do GitHub já estão alguns exemplos, para os developers curiosos começarem a brincar, feitos em Javascript ou para iOS, usando o SDK fornecido.

A empresa espera ainda no futuro mudar a forma como os developers constroem as suas apps: em vez de as criarem localmente, fazendo o download e começando a construir no topo da plataforma, as passem a construir numa versão hospedada pela própria empresa, facilitando assim o escalonamento se for necessário.

Eis o comunicado oficial da empresa:

E-mail is the database of your life. It’s the digital home for your conversations, memories, and identity. Even more than 30 years after its invention, e-mail is the center of our life online.

E-mail is here to stay.

But developing with e-mail has become more and more difficult over the years. Old protocols and formats have made it nearly impossible to add the simplest features, and the existing mail providers have all but stopped innovating. In the current e-mail landscape, captive users are shown targeted advertisements, and interfaces are cluttered with confusing “social” services.

With no other option, we’ve been at their mercy. Until now.

Today we’re excited to announce the first step toward a new e-mail platform. A new foundation built on open source technology that gives you control of your own data, on your own terms. It’s a bridge from the past to the future— a clean slate with modern APIs.

Say hello to Inbox.