A salada de batata que vale milhares


Quando no dia 3 de Julho, Zack Brown pediu ajuda no Kickstarter porque lhe apetecia um petisco, nunca pensou nas proporções espantosas a que a sua campanha iria chegar.

Que o fenómeno do crowdfunding se transformou num movimento à escala mundial já é sabido. Que nomes como Kristen Bell, James Franco, Zack Braff, Spike Lee, Whoopi Goldberg, David Lycnh, entre muitos outros, aderiram ao Kickstarter para financiar os seus projectos já não é chocante. Mas nada torna esta ferramenta virtual mais merecedora desse mesmo título de “fenómeno” do que o caso de Zach, o jovem de Ohio, EUA, que em menos de uma semana já arrecadou mais de 35.500 dólares (mais de 26.000 euros). E tudo para fazer uma simples salada de batata.

potatosalad_kickstarter

Na campanha online lê-se: “Vou fazer uma salada de batata”. O objectivo inicial de Zack Brown nem era irrealista, embora o pedido seja peculiar. Dez dólares era o que pretendia angariar ao longo de 30 dias (de 3 de Julho a 2 de Agosto) com a promessa de agradecimentos personalizados e uma dentada da sua salada aos seus doadores.

Com a adesão a esta causa a superar todas as expectativas, os objectivos tornaram-se cada vez mais ambiciosos, sendo que ao atingir os 3.000 dólares, Zack prometeu que iria alugar uma cozinha de um restaurante e todos aqueles que fizessem doações acima dos dez dólares estariam convidados a comparecer nesta verdadeira celebração da salada de batata.

A verdade é que esta iniciativa, que tem tanto de genial como de louca, poderia não ter seguido em frente antes das alterações das regras do Kickstarter: actualmente, qualquer campanha pode ser lançada sem passar pela avaliação prévia dos Community Managers desta plataforma, embora estes possam continuar a oferecer a sua opinião e a apoiar aqueles que os procuram.

A porta para campanhas hilariantes e criativas está agora escancarada. Será caso para dizer “muito riso e pouco siso”? O que é certo é que as doações são feitas por quem de facto quer investir nestes pequenos sonhos.