A cama é mais que um simples sítio para passar a noite e recarregar baterias


A IKEA tentou traduzir um sonho para o ecrã na terceira parte da campanha publicitária The Wonderful Everyday, que pretende mostrar o lado sustentável dos produtos da marca sueca. Nesta terceira parte, o lado ecológico da conhecida marca não está tão vincado como nas anteriores, mas os produtos, neste caso as camas, continuam a ser representados como parte natural do mundo.

“Esta é uma campanha para promover a sustentabilidade mas também para promover a marca. (…) Temos de explicar aquilo que defendemos e celebramos”, disse Peter Wright, Marketing Manager da IKEA do Reino Unido e da Irlanda, à revista Marketing Week.

Todos nós já sonhámos estar em queda livre e acordámos quando estávamos prestes a esborrachar-nos no solo. De todas as vezes, acordámos na segurança das nossas camas com a sensação de que acabámos de cair sobre elas e nos momentos que se seguiram ficámos com um formigueiro agradável e familiar na barriga.

Neste anúncio, a IKEA mostra como as nossas camas são mais do que um simples sítio para passar a noite e recarregar as baterias; são a nuvem macia em que aterramos quando caímos de centenas de metros de altura.

A nossa cama é a nossa maior fonte de conforto. E este vídeo tenta transmitir isso mesmo.

Bem, se calhar não a nossa, mas as camas da IKEA.

O sonho é inerente ao ser humano. Associando isto à escolha de uma voz feminina envelhecida para a narração e de uma música que parece retirada de um filme de fantasia (não esquecendo de acrescentar um cão adorável à mistura) obtemos um anúncio cativante que apela à memória e aos sentidos.

Não sei se a IKEA conseguirá promover a sustentabilidade com esta porção da campanha, mas certamente irá conseguir manter-se presente na cabeça dos consumidores.