Slingshot é mais do que uma resposta do Facebook ao Snapchat


O Facebook tem uma nova app. A segunda a sair do seu Creative Labs. Chama-se Slingshot e não é apenas uma (segunda) resposta do Facebook ao Snapchat, é muito mais do que isso. E é também a primeira app feita (portanto, o Instagram e o Moves não contam) pela rede social a ser inteiramente Facebook-free.

A equipa Creative Labs do Facebook – a responsável pelo Slingshot (e também pelo Paper) – gosta do Snapchat. Aliás, no post de apresentação da nova app, reconhece a importância de conteúdo que não fica guardado para sempre, dizendo que quando fazemos uma foto ou um vídeo para ser eliminado 5 ou 10 segundos depois de aberto por um amigo somos mais naturais, mais expressivos e mais espontâneos. Não temos receio se ficamos bem na foto ou se o vídeo saiu ligeiramente tremido. O que importa é o momento, aquilo que estamos a ver e a sentir. O Snapchat sempre explorou isto muito bem.

 

O Slingshot é um pouco como o Snapchat. Também permite enviar fotos, vídeos e textos que desaparecem depois de abertos. Mas há muitas diferenças. A mais notória é esta: “responde para desbloquear”. Ou seja, se queres ver o que um amigo te mandou através do Slingshot tens primeiro de enviar algo de volta.

A nova app está disponível nos EUA para iOS e Android. (Podes descarregá-la cá utilizando uma conta na App Store norte-americana ou usando o APK no caso do Android; pesquisa no Google como.)

1. Tiras uma foto ou gravas um vídeo

slingshot_01

Tens duas opções na câmara: a Flash liga o flash, a Selfie activa a câmara frontal do teu smartphone.

Para tirares uma foto, clicas no botão Shoot. Para gravares um vídeo, pressionas o mesmo botão durante X tempo, de acordo com a duração que queres para o teu vídeo.

2. Adicionas texto e cor

slingshot_02

À semelhança do Snapchat, podes escrever coisas por cima da tua foto ou fazer desenhos, utilizado uma palete de cores.

Clicas em Use e escolhes o amigo ou os amigos a quem queres enviar o shot que acabaste de criar.
slingshot_06

3. O teu amigo (ou os teus amigos) só podem ver o teu shot se te enviarem um de volta

 

Os shots que recebes dos amigos estão bloqueados até que envies um shot teu de volta aos teus amigos. Só assim conseguirás ver o que recebeste. (Junto ao nome do amigo, aparece o número de shots bloqueados que recebeste dele.)
slingshot_07

Quando recebes um shot do teu amigo, tens duas opções:

… ou o apagas, sem o ver (o shot aparece todo pixelizado).
slingshot_03

… ou envias um shot de volta.

Os shots recebidos ficam na tua caixa até que os arrastes para fora, apagando-os.
slingshot_04

Podes ainda reagir em tempo real aos shots que recebes. Basta tocares no shot e aparece-te uma janela para tirares uma foto rapidamente.

slingshot_05

Uma app do Facebook que não precisa do Facebook

O registo é feito com username e número de telemóvel.

Para começares a usar o Slingshot, é-te pedido apenas o número de telemóvel.
slingshot_09

Depois defines um username e um nome (não tem de ser o teu verdadeiro, à semelhança do Twitter ou do Instagram).
slingshot_10

E já está. A tua conta não precisa de estar de forma alguma associada ao Facebook. Mas podes associá-la apenas para saberes que amigos teus estão a usar a app.
slingshot_11