A equipa da Nokia que a Microsoft não comprou fez um launcher para Android


Nem toda a Nokia passou a fazer parte da Microsoft. Aliás, só a divisão de hardware passou para os comandos de Satya Nadella. A restante Nokia continua independente e fez agora um launcher para Android, que organiza as tuas apps consoante a utilização que fazes delas. Chama-se Z Launcher, é gratuito e foi lançado em fase pre-beta.

O Z Launcher é uma app que personaliza o homescreen do teu Android com uma lista simples e pequena de apps. O Z Launcher aprende qual o uso que fazes do smartphone para destacar as apps que mais usas em dado momento, aproveitando-se de atributos como a hora do dia ou a localização. Sucintamente, pode-se dizer que o Z Launcher aprende com a rotina de cada pessoa.

É normal teres uma quantidade exorbitante de app no teu smartphone, mas não usas todas ao mesmo tempo nem no mesmo local. O contexto é importante e é a chave deste Z Launcher: as apps certas no momento certo; e não um molho de apps organizadas em mil e uma pastas. Para chegares a uma app, podes clicar no nome dela ou desenhar no ecrã uma ou duas letras que a representem.

zlauncher

Ao The Verge, Brook Eaton, da Nokia, disse que o Z Launcher não faz mais do que o Aviate da Yahoo, do que o Cover, ou do que o EverythingMe, mas é o primeiro dos projectos focados no consumidor, e no que o mesmo pretende. Adianta ainda que os objectivos da Nokia passam por criar mais projectos do género, e que sem as “amarras” que tinham podem agora ter novas abordagens ao mercado.

O pre-beta está disponível no seu website, contudo este está apenas optimizado para o Nexus 5, Galaxy S3/S4/S5, Moto X, HTC One e Xperia Z1, o que pode limitar a app noutros smartphones Android. E, claro, sendo um pre-beta, é provável que tenha bugs.