NOS será o novo nome da ZON Optimus a partir de 16 de Maio


Já falta pouco para dizermos adeus ZON e à Optimus, e darmos as boas-vindas à NOS. Será este o nome da operadora de telecomunicações resultante da fusão das duas empresas. O logotipo também já é conhecido. Segundo o que o Shifter apurou, a nova marca será oficializada dia 16 de Maio.

Está escolhido o novo nome para a ZON Optimus: NOS (sem acento). A nova marca – concebida pela conceituada Wolff Olins – foi recentemente registada (nome e logotipo) no Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Várias fontes familiarizadas com o assunto confirmaram ao Shifter a veracidade desse registo.

No processo de branding, para além da agência internacional Wolff Olins, participaram a Interbrand/Albuquerque Designers, a Ivity, bem como a BBDO e a Havas.

A nova identidade do actual grupo ZON Optimus deveria ter sido apresentada em Abril, mas um atraso obrigou ao adiamento para Maio. O Shifter sabe que a marca será anunciada ao público dia 16.

Conforme explicou Ricardo Miranda, Brand Voice da Brandia Central, ao Dinheiro Vivo, o NOS coloca o acento tónico na comunidade e não no “eu” como o MEO, pois eu + eu + eu = nós. É uma evolução do “eu MEOiano”, é uma troca do individual pelo coletivo, indica o especialista em marcas.

“O próprio O de NOS, composto de traços radiantes (como vemos no logótipo publicado), parece confirmar essa ideia de grupo. É também uma evolução face a ZON, que evocava uma espécie de geografia (‘zona’). E face a Optimus, que evocava um sentimento. Como se a NOS quisesse dizer que mais do que um território, um sentimento ou uma pessoa, o caminho é servir esta entidade heterogénea, composta das pessoas mais díspares, mas que, quando unidas por um denominador comum, podem sempre falar na 1.ª pessoa do plural”, explica Ricardo Miranda.

“A preocupação de discurso virado para a comunidade deve ser acompanhada por acções que a confirmem. Resta-nos esperar pela identidade visual completa, pela assinatura, pelo brand voice, pelas campanhas da nova marca e pelos seus produtos & serviços, para perceber como vai ser esta nova marca que, necessariamente, pela sua escala, vai marcar a cultura de branding portuguesa nos próximos anos. Até agora só vimos a árvore. Falta perceber como é a floresta”, concluiu ao Dinheiro Vivo.

Nova marca, novos festivais

Optimus Alive e Optimus Primavera Sound não acontecerão este ano… com esse nome! Ambos os festivais terão cara lavada: NOS Alive e NOS Primavera Sound deverão ser as novas denominações dos eventos.

 

Update: actualizámos este artigo com a data 16 em vez de 15. Dia 15 é quando cessão os serviços da Optimus e da ZON, mas a nova marca é oficializada apenas dia 16.