Microsoft já tem uma Siri, chama-se Cortana


E aí está ela! A Siri da Microsoft. Chama-se Cortana (sim, não é o nome mais feliz!) e vive no Windows Phone 8.1, a mais recente versão do Windows Phone, que chegará ao mercado nos próximos meses. A Cortana – que parece ter algum do humor da Siri – vai buscar informação ao motor de busca Bing.

A Cortana – que foi inspirada no videojogo Hallo – junta o melhor da Siri ao melhor do Google Now. O resultado? Uma assistente pessoal que torna qualquer Windows Phone 8.1 ligeiramente mais inteligente. A Cortana consegue fazer chamadas, enviar mensagens, registar lembretes e agendar reunião, entre muitas outras coisas, mas também dar informação relevante no momento certo, bem como responder às nossas questões.

cortana_01 cortana_02

cortana_03 cortana_04

Na verdade, a Cortana é capaz de analisar o conteúdo dos nossos e-mails e reconhecer items como horários de voos ou outras reservas, lembrando-nos quando temos de ir para o aeroporto ou quando a porta de embarque do nosso vôo muda.

A Cortana, diz a Microsoft, também substitui por completo a funcionalidade de pesquisa do Windows Phone ao ser capaz de responder às nossas questões. “Em que é que estás a pensar?” é o que diz a assistente quando a inicializamos no telemóvel, mostrando-se pronta para nos ouvir. A Cortana vai beber toda a informação sobre o Mundo (restaurantes, celebridades, desporto…) ao Bing, o motor de busca da Microsoft.

Ao contrário da Siri e do Google Now, os programadores poderão integrar a Cortana nas suas aplicações, permitindo que ela execute funções relacionadas com as mesmas. A Microsoft já criou uma parceria com o Facebook, por exemplo, para integrar na app deste a assistente pessoal.

A Microsoft diz que a Cortana é a assistente pessoal mais inteligente do Mundo. E, se calhar, até está certa. Ela tem um notebook no qual regista tudo aquilo que sabe sobre nós. E nós podemos aceder a esse notebook, acrescentando dados ou editando dados que eventualmente a Cortana tenha apreendido mal.

A interacção com a Cortana pode ser feita por voz ou por texto. Tal como com a Siri. Contudo, se falamos com a Cortana por texto, ela responde por texto, não dizendo nada em voz alta.

O software ainda está em beta. A Cortana – que, dizem, tem algum humor próprio ao estilo Siri – estará disponível no Windows Phone 8.1, uma actualização ao Windows Phone 8 que começará a ser vendida em novos aparelhos no final deste mês e que chegará aos smartphones já existentes ao longo dos próximos meses.

O Windows Phone 8.1 introduz algumas novidades significativas, para além da Cortana. Entre elas está uma central de notificações, intitulada Action Center, que para além das notificações inclui botões que ativam e desativam o Wi-Fi e o Bluetooth; e a personalização do fundo do home screen com fotografias (até aqui só eram permitidas cores sólidas).

Eis o Action Center…

wphone8update_build14