Até sempre, Windows XP


 
Este artigo é gratuito como todos os artigos no Shifter.
Se consideras apoiar o nosso trabalho, contribui aqui.

Windows XP (2001-2014). Considerado por muitos o melhor Windows de sempre, o XP ocupa um espaço especial no coração de muitos de nós, que o usámos durante anos e anos e que, talvez, ainda hoje usamos. Mas o Windows XP morreu hoje, com o fim do suporte da Microsoft ao mesmo.

Não, se tens o Windows XP instalado no teu computador, ele não deixará de forma alguma de funcionar. Simplesmente não receberás mais qualquer apoio por parte da Microsoft. A empresa decidiu colocar um ponto final no suporte ao sistema operativo, incentivando os utilizadores a migrarem para o Windows 8.

Durante os últimos 12 anos, a Microsoft forneceu suporte para o Windows XP. Mas agora chegou o momento para, juntamente com os nossos parceiros de hardware e software, investirmos os nossos recursos no suporte de tecnologias mais recentes para podermos continuar a proporcionar excelentes experiências.

windowsxp_screen01

Basicamente o fim do suporte significa isto: se continuares a usar o Windows XP daqui para adiante, não haverá mais updates e que qualquer problema de segurança ou funcionamento ficará por resolver. Ou seja, estarás mais vulnerável a riscos de segurança e vírus. A Microsoft lançou hoje a última actualização de segurança ao Windows XP; e à medida que mais fabricantes de software e hardware continuam a otimizar para versões mais recentes do Windows, pode esperar encontrar mais aplicações e dispositivos que já não funcionam com o Windows XP.

A Microsoft há muito que vem adiando este fim do XP. Em 2007 foi quando ouvimos pela primeira vez essa intenção da empresa, que, face às pressões dos utilizadores, estendeu o prazo até 2014. O ano chegou e o Windows XP ainda tem uma quota razoável de utilizadores: aproximadamente 20% dos computadores Windows são XP.

A ideia é que agora quem tenha o XP mude para o Windows 8. Caso o computador actual seja muito velho, terá de comprar um novo. Mas se o mesmo tiver um processador de 1 GHz, 1 GB de  RAM e pelo menos 16 GB de espaço livre no disco, está safo. Mais info no site da Microsoft.

windowsxp_screen02

windowsxp_screen03

Investimos diariamente em artigos como este.
Precisamos do teu investimento para poder continuar.