Algoritmo criado pela Google consegue decifrar CAPTCHAs


A Google conseguiu colocar uma máquina a decifrar os CAPTCHAs – sim, aqueles puzzles estranhos de letras e números que tu tens de rescrever para provares que és humano. Num artigo publicado esta semana, investigadores de Mountain View dizem ter desenvolvido um algoritmo capaz de resolver, com 99,8% de certeza, os códigos CAPTCHA da própria Google.

Isto cria um problema: os códigos CAPTCHA servem para verificar que é uma pessoa e não uma máquina que está a preencher um formulário num website. Através da apresentação de uma imagem que apenas um ser humano consegue identificar, o CAPTCHA consegue excluir o acesso de bots e de outros mecanismos automáticos. Ora se já há máquina que conseguem decifrar os CAPTCHA, qual a segurança deste sistema no futuro?

Na verdade, a Google não criou este algoritmo para resolver os CAPTCHA, mas sim para optimizar a identificação de números de portas nas imagens que as câmaras do Street View captam, permitindo com precisão associá-las às localizações respectivas.

googlealgoritmocaptcha_01

No fundo, a equipa do Street View estava a desenvolver um mecanismo para melhor decifrar os números das portas, e para validar os resultados usou o reCAPTCHA, o serviço de CAPTCHA da Google. Nos testes, o algoritmo encontrado foi capaz de resolver na perfeição 99,8% dos puzzles reCAPTCHA que lhe foram apresentados. Curiosamente, apenas 90% das imagens do Street View viram o texto correctamente identificado; quanto aos números das portas em específico, a fidelidade foi de apenas 86%.

O algoritmo da Google conseguiu, por exemplo, decifrar estes CAPTCHAs:

googlealgoritmocaptcha_02

A confiança no sistema CAPTCHA não deve ficar quebrada. A Google diz que estes resultados da equipa do Street View permitirão criar novas formas para fortalecer o reCAPTCHA, evitando que este seja quebrado por outros computadores. “Graças a esta pesquisa, sabemos agora que depender apenas de texto distorcido não é suficiente”, refere Vinay Shet, product manager do reCAPTCHA.

As equipas do Street View e do reCAPTCHA têm trabalhado de forma muito próxima para se ajudarem mutuamente e conseguirem melhorar os seus produtos, quer ao nível da segurança, quer ao da fidelidade.