O Twitter também levou para casa um Óscar


É a selfie de que todos falam e que correu o Mundo através do Twitter. Foi tirada pela Ellen DeGeneres durante a 86ª cerimónia dos Óscares com algumas das maiores estrelas da industria cinematográfica, e bateu todos os recordes na rede social dos 140 caracteres.

Segundo o Twitter, a selfie teve nas primeiras 12 horas um total de 32,8 milhões visualizações. O único tweet sofreu 2,4 retweets, foi visto por 8,1 milhões de pessoas e foi incorporado 13 711 vezes em websites externos.

Durante toda a cerimónia, o Twitter foi uma presença constante. Ellen tweetou algumas vezes ao longo da noite. O mesmo fizeram outras celebridades, mostrando momentos íntimos e pormenores dos bastidores aos fãs que em casa assistiam à cerimónia através do canal de TV norte-americano ABC ou de um outro canal qualquer. Os tweets de Ellen receberam entre 25 mil e 170 mil retweets, e outros tantos favoritos – números respeitáveis para quem apresentava um programa visto por 43 milhões de pessoas nos EUA e outros tantos milhões em todo o Mundo.

Também os espectadores utilizaram o Twitter para falar dos Oscars. Os tweets sobre a cerimónia foram visto 3,3 mil milhões de vezes em todo o Mundo. Foram enviados 19,1 milhões de tweets sobre os Oscars, por mais de 5 milhões de pessoas. Mais de 37 milhões de pessoas viram esses tweets (note-se que foram 43 milhões as pessoas que viram o programa na TV).

Para este alcance brutal dos tweets, contribuíram também os jornalistas e bloggers, que os incorporaram nos websites e blogs. A forma como o Twitter mede as visualizações dos tweets é simples: quantas vezes os tweets são mostrados aos utilizadores.

O Twitter parece ser mesmo um amigo dos programas em directo. É incrível como um simples tweet conseguiu todo este hype, a nível global! Falou-se mais da selfie da Ellen do que propriamente dos vencedores e vencidos.

A selfie teve 132 mil retweets nos primeiros minutos, 214 mil ao fim de 10 minutos, e hoje soma mais de 3 milhões de retweets.

seguidorestwellen_selfie

Facebook? Não foi mencionado durante a cerimónia, nem depois dela. A Ellen também partilhou lá a selfie, conquistando mais de 2 milhões de likes e pouco mais do que 200 mil partilhas. Números bem simpáticos até, mas que ficaram ofuscados pelo Twitter. (Um post típico da Ellen no Facebook gera entre 15 e 50 mil likes.) Na rede social, o recorde de likes pertence ao tributo do actor Vin Diesel a Paul Walker: mais de 6,7 milhões de likes (e 364 partilhas).

Ellen à parte, o engagement em torno dos Óscares no Facebook esteve praticamente morto quando colocado lado a lado com o do Twitter (note-se que o segundo tem apenas 250 milhões de utilizadores, enquanto que o primeiro tem mais 1,2 mil milhões). De acordo com o Facebook, a plataforma teve 11,3 milhões de pessoas a falar dos Óscares e 25,4 milhões de interações sobre a cerimónia.